Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Composição do Livro de Regras 3.0 e do Livro de Criação & Evolução
#1 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/09/17 13:45
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Olá Tagmarianos,

queria discutir com todos uma ideia que surgiu durante o términos dos trabalhos do Tagmar 3.0.

Com a entrada das novas técnicas de combate, as caracterizações e outros textos para o capítulo de mecânica de jogo o nosso livro principal do Tagmar está se aproximando de 300 páginas. Assim veio a tona a ideia de quebrar o livro em dois livros:

Livro de Regras 3.0 - Livro que conteria somente as regras de jogo, incluindo também a descrição das habilidades, tecnicas, raças, profissões, especializações, caracterizações. Neste livro só haveria tabelas que seja de utilidade durante a seção de jogo.

Livro de Criação & Evolução 3.0 - Este livro só conteria as regras para criação e evolução dos personagens, e ele sim teria todas as inúmeras tabelas necessárias para a criação. Semelhante ao que hoje no Tagmar 2.3 já existe na questão de magias, no Livro de Criação & Evolução só conteria as tabelas de técnicas, habilidades, caracterizações, mas o descritivo ficaria no outro livro (Livro de Regras 3.0 ).

Ha duas grandes vantagens:

1) As regras de criação ficariam todas mais próximas, já que o Livro de Criação & Evolução seria bem enxuto. isto facilitaria muito a criação. Hoje (versão 2.3) as regras estão espalhadas ao longo de vários capítulos o que dificulta muito.

2) O Livro de Regras 3.0 ficaria mais enxuto e isto facilitaria o seu uso para o "durante jogo" como fonte de consulta (regas e descrições). Na criação e evolução ele seria apenas uma fonte de consulta para apoio da criação evolução. O Mestre/Jogador pode deixar aberta uma página com ama determinada tabela, ao mesmo tempo que consulta no outro a discrição. Isto é similar o que hoje ocorre nas magias no Manual de Regras 2.3 que só possui as listas de magia, mas a descrição está em outro livro.

Bem... é isso aí a ideia. Gostaria de ouvir opiniões antes de implementar esta separação. Feliz
#2 samuel.azevedo Enviado : 13/09/17 14:02
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Necessário! Na versão anterior as coisas necessárias para criar um personagem estavam muito espalhadas, imagine nesta.

Só não tenho certeza quanto ao nome do segundo livro.

Abraço
#3 Fábio_CM Enviado : 13/09/17 14:17
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Eu acho uma boa ideia desde que não haja muita repetição de material.
#4 mikemwxs Enviado : 13/09/17 14:46
Jogador: mikemwxs
EF:
EH:
Karma:
Não é mais prático e objetivo separar os dois volumes num livro para jogadores e outro para mestres? Ou é receio da comparação com D&D? Até o GURPS escolheu usar esse formato quando foi necessário dividir o material básico em dois volumes.

Uma alternativa que eu vi em jogos como o Mutant Chronicles, da Modiphius, é manter o material básico num volume maior, mesmo com muitas páginas (já que um mestre vai precisar ter acesso a todo o conjunto de regras de qualquer maneira) e criar um volume menor, um "guia do jogador" à parte, apenas com o material para jogadores. Este volume menor teria o mesmo conteúdo voltado para criação de personagens e evolução que estariam contidas no manual de regras, com um apêndice extra apresentando o básico do básico para jogar.

Eu optaria pela segunda alternativa.

MWXS
"Um fugiu, um morreu. Um dormiu numa cama de breu."
— Antiga rima hiboriana
#5 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/09/17 15:07
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mike,

já tinham sugerido isto a muito tempo atrás, mas a parte "Mestre" no livro é bem pequena. 80% a 90% é tudo é para o jogador (regras de jogo e regras de criação) e é por isto que nunca fizemos isto.

Quando saiu o Tagmar 2.0 nós experimentamos fazer um livro com duas partes (uma para jogo e outra para criação) mas a experiencia foi péssima, pois forçava o cara consultar uma página da tabela e a descrição estava a uma centena de páginas distantes e era péssimo pois o tinha de ir e vir dentro do livro. Atualmente (versão 2.3) o ruim pelo motivo que o Samuel falou: As regras de criação estão espalhadas.

Ao separar em 2 livros o cara vai poder abrir uma página que tenha uma tabela (exemplo: lista de técnicas) e buscar no outro livro a descrição sem perder a página da tabela.

Mas uma coisa. Neste "Livro de Criação & Evolução" poderíamos ter uma parte para ensinar a usar a Ficha Automatizada.
#6 Marcelo_Rodrigues Enviado : 13/09/17 19:12
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Coloquei em anexo um exemplo de como vai ficar. Neste exemplo peguei o atual capítulo 3 (versão 2.3) e dividi em dois textos separados.

Vejam que no Livro de Regras não há a tabela de comprar que está no outro. Notem que não há sobreposição de texto. Outro ponto é que o de criação & evolução ficou super enxuto.
Arquivo(s) Anexado(s):
Criação e Evolução - Habilidades.docx (25kb) baixados 12 vezes(s).
Livro de Regras - Habilidades.docx (73kb) baixados 10 vezes(s).
#7 samuel.azevedo Enviado : 14/09/17 16:19
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Sugiro que o Livro de Regras continue com o mesmo nome ou o nome Livro de Regras Gerais (para separar que as regras de magia ficam em outro livro). Já o outro livro poderia ter um nome um pouco mais intuitivo como Livro de Criação e Evolução de Personagens (para mim é mais intuitivo do que Criação & Evolução, pois tem a parte de criação de campanhas que ainda não é coberta por nenhum livro - e criação de campanhas aí sim seria um tema para livro do mestre ou do narrador).


Uma coisa que acho importante para este livro de criação e evolução de personagens: colocar todas as informações de cada profissão em sequência.
EX: Capítulo 2, Ladino, subtópicos:
Concepção (o que é um ladino, armas, armaduras, restrições, sugestão de atributos principais que devem ser mais investidos, raças, etc);
Particularidades: regras específicas da profissão, e talvez um quadro sobre como lidar com ladino e a questão da lei nos reinos, etc.
EH por nível;
Pontos de habilidade por nível;
pontos de técnicas de combate por nível;
pontos de grupos de arma por nível;
Lista de técnicas de combate do ladino;
Especializações e listas.

#8 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/09/17 19:48
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Samuel,

os nomes vamos ainda fechar. Vamos fazer uma enquete informal para ver o que dá...

Mas quanto a sua ideia de por em sequencia, não entendi direito. Tem como me explicar melhor?
#9 samuel.azevedo Enviado : 14/09/17 20:54
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Sim, é basicamente centralizar todas as informações para uma profissão no mesmo "tópico" da referida profissão.

Por exemplo, EH por estágio. No lugar de ter um tópico falando da evolução de EH para todas as profissões, coloca apenas a informação da EH inicial e evolução da EH referente a uma profissão no tópico dela. Assim, se eu jogo de guerreiro não preciso andar pra frente e pra trás do livro para saber as informações que preciso para criar ou evoluir um guerreiro.
#10 Marcelo_Rodrigues Enviado : 14/09/17 23:03
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mas ai vai ter muita coisa repetida... Teríamos as mesmas coisas repetidas 6 vezes.
#11 samuel.azevedo Enviado : 15/09/17 06:24
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Não exatamente. Pois não faz sentido no tópico de guerreiro falar da evolução em eh dos outros. E fica muito mais útil como material de consulta rápida.
#12 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/09/17 07:55
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Samuel, Não da para fazer da forma que vc sugeriu porque faria o livro ficar repetido. E se não repetir temos um problema. As regras de criação vão ocupar umas 30 a 40 páginas, e por exemplo, a parte que fala de como adquire as técnicas (capitulo 4) fica a uma dezena de páginas da que determina a EF (capítulo 2). Assim não temo agrupar por profissão, pois as tabelas ficariam longe das regras explicativas.

A sua forma sugerida seria viável para quem já sabe as regras de criação e só quer as tabelas juntas. O que você está pedindo é termos um guia para cada profissão.... que aí sim poderia ter tudo da profissão. Desde sua concepção (parte ambientação) bem como as partes de criação (regras).
#13 samuel.azevedo Enviado : 15/09/17 09:20
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Da forma que vc quer manter, este segundo livro vai ser uma versão resumida do primeiro, sem nenhum diferencial atrativo.
#14 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/09/17 13:08
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Agora fiquei em dúvida: o "segundo livro" seria o "Criação & Evolução" ou o "Livro do Profissão" ?
#15 samuel.azevedo Enviado : 15/09/17 13:47
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Para mim, faz mais sentido se no livro que vai me ensinar a criar e evoluir personagens tiver um capítulo sobre as profissões (ou um para cada), onde eu encontre todas as informações de meu personagem de uma profissão X juntas sem precisar olhar para frente e para trás no livro.

A tabela de habilidades, por exemplo, é igual. Então só precisa ter no tópico de cada profissão quantos pontos iniciais de habilidade se tem, e quantos pontos se ganha a cada nível, grupos penalizados, habilidades especializadas, etc. Mas a lista de habilidades pode ser apresentada e explicada resumidamente em outro capítulo.
#16 Marcelo_Rodrigues Enviado : 15/09/17 17:10
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Samuel,

o problema é que este livro não são só as tabelas (listas). Ha muito texto explicativo de como se "compra" cada coisas. Assim não dá para separar por profissão. A ideia é a sequencia que o cara monta a personagem:

Atributos basicos
Habilidade
Combate
Magia
Pertences

em cada etapa há algumas tabelas e a explicação de colo usá-las para montar o personagem.

Este livro seria semelhante ao "Guia Rápido de Criação de Personagem" mas com texto explicativos

#17 Samyaza Enviado : 19/09/17 18:50
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Acho que o que o Samuel está tentando dizer é o seguinte:

Basicamente o jogador faz 2 escolhas principais (raça e profissão) que determinam ou orientam a escolha das demais, o problema é que o jogador lê a descrição (da raça ou da profissão) numa parte do livro e tem que folhear outras partes para decidir entre elas, como por exemplo, ter que ir até a parte que fala de EF para escolher a raça. O que ele sugere é que na descrição de cada raça ou profissão já tenham essas informações conforme um modelo mais ou menos assim:

Exemplo de Raça (conforme regras 2.3) :
Citação:

Anão
• Atributos: -1 Agilidade, +1 Força, +1 Físico
• Profissões: Guerreiro, Ladino ou Sacerdote
• Velocidade Base: 14
• Energia Física: 12
• Alfabetização: Escrita 1 na língua de raça
• Habilidades especiais: ver no escuro


Exemplo de Profissão (conforme regras 2.3) :
Citação:

Guerreiros
• Atributos principais: Força, Físico e Agilidade
• Posses iniciais: Armadura de Couro Leve, Escudo Pequeno, uma arma de dano máximo 16 e 5 M.C.
• Energia Heróica: 18
• Pontos para aquisição de habilidades: 18
• Grupo penalizado: Influência
• Habilidade especializada: nenhuma
• Alfabetização: não possui
• Pontos para comprar armas: 7
• Pontos para comprar técnicas: 7


Isso ajuda muito na criação do personagem pq o jogador só vai ter que folhear o livro:
- 1 vez entre as raças
- 1 vez entre as profissões
- se ele for mago ele folheia o guia de magias para principiantes ou o livro de magias
- se ele abrir mão das posses iniciais vai ter que folhear a parte de pertence e afins
#18 samuel.azevedo Enviado : 19/09/17 19:14
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Gostei! Bem mais conciso do que eu estava pensando.
#19 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/09/17 20:30
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Mas como disse as informações dos pontos de cada profissão vão ficar a dezenas de páginas da explicação de como se usam cada um deles. E não é uma coisa simples. São de uma a duas páginas para cada item. Como cada profissão já ocupa umas duas a 3 páginas teremos as informações da profissão bem longe da explicação.

Esta organização proposta pelo Samuel só se aplica a quem já sabe as regras de criação e onde as tabelas bastam. Quem não sabe, ficará péssimo, forçando o cara a ir e vir no manual para compor seu personagem.

A sugestão minha é fazer o "Guia Rápido de Criação de personagem" desta forma proposta pelo Samuel. Ai sim vai ficar bem prático!
#20 Samyaza Enviado : 19/09/17 21:33
Jogador: Samyaza
EF:
EH:
Karma:
Melhor então investir no personagem online com os cálculos automatizados.
Ter um livro a parte só para criar um personagem vai parecer falta de habilidade em apresentar informações.
Pense de forma prática, o jogador está com a ficha na frente ali estão listados:

- todo os grupos de armas
- todas as habilidades
- todas as técnicas de combate básicas

A pergunta que jogador faz é: "quantos pontos tenho para distribuir em cada um?"

Com essas informações apresentadas já na raça e na profissão ele não precisa folhear o livro pq as listas já estão ali, é só incluir na ficha os custos diferenciados (habilidade x custa y pontos) é bem mais rápido e mais organizado.

Porém, ao invés de debater a questão que vai ser cansativo, seria melhor:
- procurar alguém que manje de diagramação (Alan Emanuel talvez) e verificar com ele o que seria melhor
- abrir votação para qual modelo usar
#21 samuel.azevedo Enviado : 19/09/17 23:10
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Citação:
Mas como disse as informações dos pontos de cada profissão vão ficar a dezenas de páginas da explicação de como se usam cada um deles


De uma forma ou de outra estas informações estarão a dezenas de páginas. Eu prefiro que elas estejam concentradas em uma página como guia, mesmo sendo explicadas nessas dezenas de páginas.
#22 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/09/17 08:50
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Samuel, sim estarão em dezenas de páginas mas como é uma sequência as tabelas estarão juntas da explicação.

A cada etapa teremos as regras de aquisição junto de suas tabelas. Assim o jogador vai segundo o livro etapa a etapa á etapa sem ter que ficar índio e vindo.

A diferença com o atual livro da versão 2.3 é que cafa etapa está em cada capítulo e estão separadas entre longos textos de regras e de descrição (habilidades, tecnicas), forçando o jogador a folhear dezenas de páginas entre cada etapa e se tiver rever uma etapa anterior aí é bem ruim.

A nova proposta retira estes saltos das etapas assim fica bem mais simples. Basta seguir cada uma na sequência.

Exemplo:

- escolha da profissão
- escolha da raça
- EF, VB , EH, RF , RN
- HABILIDADES
.....
#23 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/09/17 13:13
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Vamos fazer o seguinte. Vou compor o capítulo 2 neste fim de semana e posto aqui.

Assim podemos encher nele nesta proposta e veremos como fica, ok?
#24 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/10/17 12:09
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Terminei a composição do Capítulo 2. Em anexo segue o arquivo mas com o ainda único.

Em breve posto uma prévia de como ficaria se dividido em dois livros.

Arquivo(s) Anexado(s):
#25 samuel.azevedo Enviado : 01/10/17 12:49
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Sugiro padronizar um pouco os textos de cada profissão. Algumas mencionam a questão de armaduras, outras não. O mesmo para a questão de especializações, algumas detalham as especializações possíveis e outras não.

Eu achava que rastreadores enfim podiam usar armaduras metálicas como cota de malha, mas este texto deixa claro que armaduras metálicas impedem o uso de magia pelos rastreadores.

Por falar nisso, seria bom mencionar algo na parte do ladinos sobre como o uso de armaduras pode prejudicar suas habilidades furtivas, e por isso preferem usar até couro rígido.

No caso de bardos, há limite de armadura?

O texto de caracterizações é muito extenso, merece um capítulo a parte depois do capítulo 2.

Abraço
#26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 01/10/17 16:02
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Samuel,

quanto ao rastreador há um problema que há duas referencias sobre a limitação das armaduras e estão em contradição. Vou abrir um tópico a parte para decidir sobre isto.

Sim, já tive esta ideia de fazer as Caracterizações um capítulo a parte.

Mas quanto ao "O mesmo para a questão de especializações, algumas detalham as especializações possíveis e outras não." Não entendi isto. Todas estão detalhadas. Em qual não está?

OBS: as ordens dos sacerdotes não estão detalhadas por que aqui há uma referencia ao Livro das Ordens Sacerdotais.
#27 samuel.azevedo Enviado : 01/10/17 16:13
Jogador: samuel.azevedo
EF:
EH:
Karma:
Sim, estão detalhadas mais na frente. Me referia aos tópicos iniciais de cada profissão.
#28 Fábio_CM Enviado : 01/10/17 16:47
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
O item 2.4: Defesa e Absorção, fala muito pouco de absorção. Além disso, ela faz referência à EF que é explicada apenas no item seguinte.

Em Outra características, altura e peso, está escrito: "A altura não tem função pratica na mecânica do jogo". Sugiro trocar por: "A altura normal não tem função pratica na mecânica do jogo", uma vez que as caracterizações que afetam a altura tem influência na mecânica de jogo.

O mesmo acontece com Classe Social. Essas características, quando modificadas por caracterizações, tem efeito mecânico. Sugiro que isso seja corrigido.
#29 Marcelo_Rodrigues Enviado : 08/10/17 18:21
Jogador: Marcelo_Rodrigues
EF:
EH:
Karma:
Pessoal,

fiz uma versão nova do capítulo 2 onde nela o capítulo é dividido em 3 parttes:

- Descrição dos conceitos
- Criação do Personagem
- Regras de Utilização

Gostaria que dessem uma olhada. A ideia básica é deixar as regras de criação e suas tabelas juntas. Notem que na parte descritiva não há a necessidade das tabelas e que na parte da criação elas está todas juntas e na sequencia de criação.

Estou pensando em desistir de separar o livro em dois livros, pois pode confundir os jogadores iniciantes em baixar o livro mas não ter nada de como se cria e forçartia sempre a ter 2 livros para poder jogar.

Bem... gostaria de ouvir a opiniões de vocês.

OBS: há coisas ainda marcadas a serem feitas neste capítulo. Este capítulo é apenas um protótipo.
Arquivo(s) Anexado(s):
Usuários visualizando este tópico
Guest

LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.