Bem-vindo Convidado Pesquisar | Atividades no Fórum | Entrar | Registrar

4 Páginas <1234>
10.8 caracterizações de Personagens - Revisão e expansão Opções
#61 Rywv Enviado : 25/09/16 14:17
Samyaza escreveu:

Ryvw:
Citação:
Da forma que vc descreveu a fobia se tornaria quase que um radar pra criaturas, isso não seria bom pro jogo. A cegueira bonificar outras coisas tbm seria ruim, pq acho dificil equilibrar isso de forma justa. E não tem pq limitar grande estatura só pros humanos, qualquer especie pode nascer um pouco fora do padrão.

Ryvw, foram apenas exemplos que carecem de ser trabalhados (nas regras) pois os efeitos são esses mesmos (cegos aumentam mais seus outros sentidos, pessoas fóbicas mantém a atenção seletiva naquilo que lhes dá medo e acaba por percebê-las antes). Lembrando novamente, a ideia aqui é excluir a noção de vantagem/desvantagem e incluir a noção da caracterização, então, por exemplo, no caso da fobia, por mais que a pessoa perceba mais fácil a origem do seu medo assim que ela identificar ("passando no teste" por exemplo) ela passa a sofrer a parte negativa (uma possível penalidade ou obrigatoriedade de fuga), então isso acaba por equilibrar. A questão dos humanos com grande estatura é que eu não me lembro na literatura de casos de outras raças com essas anomalias, mas como disse, podemos manter para as demais raças apenas ajustando quais seriam as penalidades pertinentes.

Realmente acho que dessa forma traz mais problema pro jogo do que a forma original alem de trazer um dificuldade absurda no desenvolvimento da tarefa, eu acho que deveria permanecer como era no livro opcional com suas devidas melhorias, pq as caracteristicas devem influenciar em tudo na vida do jogador, interpretação e mecânicas.

E outra, a fobia não tem lado positivo, eu tenho um amigo que tem Aracnofobia e sempre jogamos war na casa de um outro amigo e la tinha alguns ninhos de aranhas, esse meu amigo aracnofobico nunca tinha percebido até que alguem contou pra ele, dps disso ele só conseguiu voltar a jogar quando esses ninhos foram removidos. Da forma que vc disse vai realmente virar um radar. Vou te dar um exemplo.

Eu escolho bardo e fobia a dragão ou a qualquer bicho que tenha um drop bom. Começo a caçar essas criaturas com meus aliados, por ter fobia vou encontrar-las mais facil e não tenho necessidade alguma de ficar por perto pq posso usar Ventriloquismo pra ajudar meu grupo de uma distancia segura.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#62 Samyaza Enviado : 26/09/16 20:49
Ryvw, nós ainda não temos as caracterizações escritas para fazermos juízos, até o momento, estamos apenas verificando que é possível desenvolvê-las com custo zero, é das discussões de prós e contras, como estamos fazendo agora, que cada caracterização será melhorada.

Mas, vamos ao seu exemplo:

1 - Seu personagem não ganha um radar, essa é uma leitura equivocada, ele não terá nenhum tipo de dom premonitório sobre o objeto de seu medo, simplesmente, nas situações onde qualquer personagem possa fazer um teste para detectar a aranha (usada no exemplo que dei), o personagem com aracnofobia faz o seu teste para perceber com 1 nível de dificuldade a menos.

2 - A desvantagem da fobia é ativada no momento em que o personagem com a caracterização suspeita da proximidade de seu objeto de medo (neste caso, a aranha), ou seja, o simples fato do narrador pedir o teste dos jogadores ativa a desvantagem e seus efeitos passam a ser aplicados, conforme a descrição oficial da caracterização, em caso de fracasso no teste de intelecto o pj só pode:

- fugir em pânico
- ficar paralisado
- atacar a fonte do medo da maneira que mais causar dano

Repare então que evocar uma magia não está na lista.
#63 Azurius Enviado : 27/09/16 09:54
Samyaza escreveu:
Ryvw, nós ainda não temos as caracterizações escritas para fazermos juízos, até o momento, estamos apenas verificando que é possível desenvolvê-las com custo zero, é das discussões de prós e contras, como estamos fazendo agora, que cada caracterização será melhorada.

1 - Seu personagem não ganha um radar, essa é uma leitura equivocada, ele não terá nenhum tipo de dom premonitório sobre o objeto de seu medo, simplesmente, nas situações onde qualquer personagem possa fazer um teste para detectar a aranha (usada no exemplo que dei), o personagem com aracnofobia faz o seu teste para perceber com 1 nível de dificuldade a menos.

2 - A desvantagem da fobia é ativada no momento em que o personagem com a caracterização suspeita da proximidade de seu objeto de medo (neste caso, a aranha), ou seja, o simples fato do narrador pedir o teste dos jogadores ativa a desvantagem e seus efeitos passam a ser aplicados, conforme a descrição oficial da caracterização, em caso de fracasso no teste de intelecto o pj só pode:

- fugir em pânico
- ficar paralisado

Em nenhum momento isso trás ao personagem uma vantagem considerável. O que você citou é algo ilusório e bem irreal. E ter caracterização a custo 0 é a mesma coisa que escerver uma história pro personagem e dizer que têm.

Ex: Eu sou joãozinho, peso 50 kg a mais que o peso normal (obesidade), tenho 2,20(grande estatura) e blá blá blá.

A forma que você está citando meu bom, já existe. É a boa e velha redação.

Espero ter ajudado.
#64 Rywv Enviado : 27/09/16 13:54
Samyaza escreveu:

- fugir em pânico
- ficar paralisado

A forma como vc descreveu não me mostra nenhuma vantagem palpavel, sinceramente Samyaza não tem como fazer as caracterizações dessa forma, é inviável.
A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
Gar,"O Louco"
#65 Samyaza Enviado : 27/09/16 16:13
Respeito sua opinião.
#66 marcoelric18 Enviado : 25/10/16 17:32
Me desculpe a ausência, estive estudando muito por conta da epoca de provas, simulados e afins.

Li todos os posts da tarefa e cheguei a conclusão que: A grande maioria apoia o molde que vem do manual de regras opcionais, alguns não querem que a caracterização seja obrigatoria e outros temem que parte do molde citado por vc torne a tarefa pobre e nao seja usada. Sugiro que a tarefa seja mantida da forma orginal que inclusive que foi com esse intuito que a tarefa foi pedida e cedida por vc, como aponta a postagem #7.

Aguardo sua resposta.

grato,
marcoelric18.
#67 Samyaza Enviado : 27/10/16 16:38
Marco, a tarefa de novas caracterizações deverá ser feita sob as novas orientações dispostas no comentário #47 e, conforme descrito lá, caso você não esteja de acordo a tarefa será colocada como disponível.

Importante:
1 - é função do coordenador criar tarefas, definir os critérios para sua execução, colocá-la em aprovação e, quando necessário, cancelá-la.

2 - os critérios para conclusão dessa tarefa já foram mencionados e deverão ser cumpridos.

3 - o objetivo deste tópico é revisar as caracterizações existentes adequando-as ao modelo atual e criar novas caracterizações sob o mesmo modelo, ou seja, a partir de agora discutiremos quais caracterizações vão existir e quais vantagens e desvantagens delas, não discutiremos mais o método.

4 - qualquer comentário que não seja diretamente ligado aos objetivos da tarefa será movido, qualquer dúvida reclamação ou comentário deve ser feita ou no tópico específico do projeto para reclamações ou via MP.

5 - no texto da tarefa deverá conter um parágrafo que determina ser responsabilidade exclusiva do narrador o uso ou não das caracterizações em jogo.

#68 marcoelric18 Enviado : 30/11/16 15:40
Não concordo então prefiro não ser o responsável por ela.

grato,
marcoelric18.
#69 Samyaza Enviado : 13/12/16 09:02
Ciente.
#70 Azurius Enviado : 04/05/17 08:58
O trabalho ta ficando maneiro.
#71 Marcelo_Rodrigues Enviado : 04/05/17 10:50
Eu gostaria propor o cancelamento desta tarefa por acreditar que isto não deve ser obrigatório e que ele deve permanecer no livro de regras opcionais.
#72 Fábio_CM Enviado : 15/05/17 21:43
Pessoal, o tópico foi destrancado.

O verbete está com algumas modificações de formato e de conteúdo. As seguintes alterações ocorreram:

• As caracterizações foram reorganizadas em grupos de acordo com função. Os grupos são "Fé", "Personalidade", "Físicos", "Histórico", "Sociais" e "de Origem".
• As caracterizações de origem são todas novas. Elas estão disponíveis para personagens nativos dos reinos.
• Algumas caracterizações foram modificadas para inserção de regras em seu funcionamento. Havia uma mistura muito grande de características com efeito direto nas regras com outras apenas com efeitos interpretativos.
• As caracterizações iniciais ganharam um símbolo para diferenciá-las das outras: ☆.
• As características que só podem ser compradas por um personagem em um grupo ganharam o nome de características muito raras e estão identificadas com o símbolo Ⓤ
• Um quadro com todas as características foi inserido na descrição da tarefa.

Com isso, aguardo sugestão para alterar, acrescentar ou remover alguma característica que achem pertinente. Além disso, balancear os custos é uma questão delicada e que está totalmente aberto a discussões.
Ajude no desenvolvimento do Livro de Criaturas. Assuma uma tarefa e participe!
#73 Marcelo_Rodrigues Enviado : 16/05/17 09:12
Oi,... deixa eu postar novamente.

Eu gostaria propor o cancelamento desta tarefa por acreditar que isto não deve ser obrigatório e que ele deve permanecer no Livro de Regras Opcionais.

Outro motivo é que elas estão ocupando mais de 30 páginas no livro e isto vai deixar nosso sistema de criação de personagem mais complexo e demorado ainda.

OBS: se não for para ser obrigatório, então que fique no Livro de Regras Opcionais que o lugar onde elas estão hoje.

OBS2: segue em anexo abaixo o texto compilado num word para que todos possam ver quão grande está.

Arquivo(s) Anexado(s):
Carcterizações.docx (266kb) baixados 3 vezes(s).
#74 Kadaj Enviado : 16/05/17 10:00
Marcelo,

Acho que é bem interessante manter essas caracterizações no livro principal. É uma regra que faz o personagem adquirir personalidade própria. Colocar no livro de regras opcionais obscurece essas regras. Em vampiro: a máscara as vantagens e desvantagens ocupam algum espaço mas não são prejudiciais para o produto final.
Finalizando, se o jogador não quiser usar caracterizações, ele mantém os pontos na reserva e pronto.
#75 Azurius Enviado : 18/05/17 15:08
Gostaria de acrescentar algo mais Fábio?
#76 Fábio_CM Enviado : 19/05/17 10:52
Nada da minha parte. Estou só aguardando opiniões e sugestões.

Marcelo, eu não vejo a necessidade de obrigar os jogadores a comprar caracterizações, mas elas são um acréscimo interessante. Não defendo com afinco que elas sejam movidas para o manual de regras. Só acho que seria uma boa.
#77 samuel.azevedo Enviado : 19/05/17 11:51
Alerta de sugestão polêmica: E se o manual de regras for quebrado em dois: o manual do mestre e o manual do jogador? O manual do mestre falaria de todas as penalidades situações de combate ou interpretação que cabem ao mestre aplicar, o do jogador ficaria com as profissões, evolução, especializações e caracterizações.
#78 Azurius Enviado : 19/05/17 12:25
A sua ideia é interessante.
Podemos avaliar.
#79 Marcelo_Rodrigues Enviado : 19/05/17 15:33
Se não é para obrigar a comprar (muitos sistema fazem isto) por que não ficar no "Livro de Regras Opcionais"? Think

Lembrem... opcional é o contrário de obrigatório. Eh?

Se for decidido que será obrigatório fazer uso da caracterização, tudo bem. Mas teremos de mudar a numeração da versão do sistema para 3.0. Muito Feliz

OBS: não sou contra as caracterizações e não vejo que ele não possa ficar no manual de regas (ficará gordo, mas dá para aguentar). Só não concordo em deixar opcional no Manual de Regras. Ou é obrigatório ou fica lá no "Livro de Regras Opcionais".
#80 Azurius Enviado : 19/05/17 18:40
Marcelo, agradeço o seu posicionamento, acredito que todos já sabemos dele.
Gostaria de esclarecer o motivo pelo qual a caracterização continua a ser feita.

* Não fere nenhuma das normais do projeto.
* Caracterizar o personagem faz cada um ter uma identidade única.
* Foi pedida na reunião que deu origem ao material que iria ser produzidor no almanaque 2.4.

Outro ponto que eu gostaria de deixar claro também, e acho que talvez não tenha sido bem compreendido é que:

Não ser obrigado é bem diferente de não possuir a possibilidade de comprar.

Acho que aqueles que não gostam desse tipo de coisa podem acumular seus pontos, assim como quem não gosta de ter muitas habilidades pode fazer o mesmo, etc. Se pararmos pra pensar, o sistema hoje, não obriga ninguém, a nada, em área alguma.

Fábio, parabéns pelo excelente trabalho que vem produzindo; esta enriquecendo demasiadamente nosso material, sei que hoje, como todos os que estiveram a frente do seu tempo, talvez teu trabalho não seja compreendido como arte, mas sei que no futuro poderemos observar teus esforços e dizer: Nossa, ele estava certo, como nos privamos de perceber.

Obrigado a todos.
#81 samuel.azevedo Enviado : 19/05/17 23:30
Eu realmente gostei dessas caracterizações e gostaria de vê-las nas regras oficiais. Por isso que fiz a sugestão anterior, se ficar muito grande, separa em dois livros: o que for para construção de personagem (caracterizações, profissões, especializações, e as listas de habilidades, técnicas e magias) em um, e o restante em outro.
#82 Azurius Enviado : 20/05/17 00:31
Eu entendi, na hora da montagem a gente vê qual vai ser a melhor saída. Mas você já deu uma opção.
#83 Marcelo_Rodrigues Enviado : 20/05/17 10:04
Azurius,

como Coordenador Geral do projeto vou dar a minha posição oficial.

Não será incluído no Manual de Regra uma regra opcional de 30 paginas. Este é um ponto final e não está aberto a discussões. Se for para ser opcional será obrigatoriamente posto no livro das regras opcionais. Quem organiza e decide estas questões é o Coordenador Geral e não o do livro.

Se prosseguir e for aprovado como opcional, irei mover para livro das regras opcionais e não constará do livro principal.

OBS: pequenas opções dentro de regras oficiais são permitidas, semelhante a que foi colocada na iniciativa e a que está na regra do peso carregado. Mas um conteúdo grande, não.

Fabio,

não li ainda sua regra e vou ler com carinho. Como disse não tenho nada contra ela. Sou até simpático que fique obrigatória. Isto seria um diferencial bem grande desta nossa nova versão.Dancing

Vou ler e passo minhas sugestões. Feliz
#84 Azurius Enviado : 22/05/17 12:18
Marcelo_Rodrigues escreveu:
Azurius,

como Coordenador Geral do projeto vou dar a minha posição oficial.

Não será incluído no Manual de Regra uma regra opcional de 30 paginas. Este é um ponto final e não está aberto a discussões. Se for para ser opcional será obrigatoriamente posto no livro das regras opcionais. Quem organiza e decide estas questões é o Coordenador Geral e não o do livro.

Se prosseguir e for aprovado como opcional, irei mover para livro das regras opcionais e não constará do livro principal.

OBS: pequenas opções dentro de regras oficiais são permitidas, semelhante a que foi colocada na iniciativa e a que está na regra do peso carregado. Mas um conteúdo grande, não.

Fabio,

não li ainda sua regra e vou ler com carinho. Como disse não tenho nada contra ela. Sou até simpático que fique obrigatória. Isto seria um diferencial bem grande desta nossa nova versão.Dancing

Vou ler e passo minhas sugestões. Feliz

Você terminou me interpretando de forma errônea.

Se você der uma relida, você notará que em nenhum momento eu falei que seria regra opcional.

Inclusive tenho certeza que não podemos ter regras opcionais no manual de regras.

Abraço
#85 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/05/17 12:38
srs,

dizer que o cara pode não comprar é o mesmo de deixar opcional.

Para tornar mais explicito que as caracterizações deve ser incluída no processo de criação do personagem vai ai minha sugestão para o texto no item 1.1 Caracterização dos Personagens:
Citação:
As regras de Caracterização dos Personagens têm como objetivo fazer que os Jogadores tornem o seu personagem mais únicos. Contudo, é importante que cada caracterização inicial ou adquirida no decorrer da aventura, tenha a ver com as condições, circunstâncias e/ou antecedentes da história do personagem para seja autêntica.

As caracterizações para a criação do personagem é um item obrigatório, mas o Mestre deve controlar as caracterizações que serão adquiridas podendo modificar, restringir ou adaptá-las às necessidades de sua campanha. Para os demais estágios o personagem poderá ou não adquirir novas caracterizações conforme visto mais a seguir.

OBS: quando disse que "poderá ou não adquirir novas caracterizações" é porque ele pode acumular os pontos e não gastar, né Muito Feliz
#86 Fábio_CM Enviado : 22/05/17 13:03
Bem, acho que isso é um passo para frente.

No entanto, isso dá uma importância maior para a tarefa. Seria melhor que mais pessoas opinassem e, se acharem necessário, sugerissem alterações ou acréscimos.
#87 Marcelo_Rodrigues Enviado : 22/05/17 13:04
Vou fazer esta semana o Informativo de Maio e vou postar os tópicos mais importantes.
#88 Azurius Enviado : 22/05/17 14:08
Marcelo_Rodrigues escreveu:
srs,

dizer que o cara pode não comprar é o mesmo de deixar opcional.

Para tornar mais explicito que as caracterizações deve ser incluída no processo de criação do personagem vai ai minha sugestão para o texto no item 1.1 Caracterização dos Personagens:
Citação:
As regras de Caracterização dos Personagens têm como objetivo fazer que os Jogadores tornem o seu personagem mais únicos. Contudo, é importante que cada caracterização inicial ou adquirida no decorrer da aventura, tenha a ver com as condições, circunstâncias e/ou antecedentes da história do personagem para seja autêntica.

As caracterizações para a criação do personagem é um item obrigatório, mas o Mestre deve controlar as caracterizações que serão adquiridas podendo modificar, restringir ou adaptá-las às necessidades de sua campanha. Para os demais estágios o personagem poderá ou não adquirir novas caracterizações conforme visto mais a seguir.

OBS: quando disse que "poderá ou não adquirir novas caracterizações" é porque ele pode acumular os pontos e não gastar, né Muito Feliz

É o mesmo princípio de uma técnica de combate, magia, combate e etc.

Você opta por comprar ou não.
Se não comprou, logo acumulou. É o que eu to falando desde o começo.
#89 RenatoCardos Enviado : 22/05/17 14:22
Gosto também da ideia. Mas se entendi o que o Marcelo está propondo é que será obrigatório pegar as caracterizações no primeiro estágio. Se não me engano no Gurps também é obrigatório, não?

Fabio, o personagem terá de ter um desvantagem obrigatoriamente?
#90 Azurius Enviado : 22/05/17 14:49
RenatoCardos escreveu:
Gosto também da ideia. Mas se entendi o que o Marcelo está propondo é que será obrigatório pegar as caracterizações no primeiro estágio. Se não me engano no Gurps também é obrigatório, não?

Fabio, o personagem terá de ter um desvantagem obrigatoriamente?

Nada que seja compravel é obrigatório.
Usuários visualizando este tópico
Guest
4 Páginas <1234>
Ir para o Fórum