Bem-vindo Convidado Pesquisar | Discussões (ativas) | Entrar | Registrar

Questão da Enquete : Reestruturação e Descrição dos Grupos de Criaturas (Enquete fechada)
Escolha Votos Estatísticas
Aprovado 4 100 %
Reprovado (precisa de melhorias) 0 0 %

2 Páginas 12>
Reestruturação e Descrição dos Grupos de Criaturas
#1 Fábio_CM Enviado : 01/02/17 13:56
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Qual a definição de criaturas místicas? O que as difere de uma criatura infernal? Qual a diferença de um animal selvagem e de um animal doméstico? Esta tarefa tem a intenção de responder a estas perguntas ao criar textos introdutórios que irão definir o que são os grupos de criaturas.

Votação para a reestruturação concluída. Resultado abaixo:

postagem #115 escreveu:
Resultado da Votação "Reestruturação e Descrição dos Grupos de Criaturas":

Aprovado, 5 votos (83%)
Reprovado (precisa de melhorias), 1 votos (16%)

Votos individuais:
elton10pkn - Aprovado
Fábio_CM - Aprovado
Hector Folha-Palida - Aprovado
Marcelo_Rodrigues - Aprovado
samuel.azevedo - Aprovado
isclopes - Reprovado (precisa de melhorias)
#2 Sistema Automático Enviado : 27/02/17 21:52
Jogador: Sistema Automático
EF:
EH:
Karma:
A Terefa foi solicitada pelo usuário elton10pkn
#3 Fábio_CM Enviado : 28/02/17 12:10
Jogador: Fábio_CM
EF:
EH:
Karma:
Muito bem elton10pkn, a tarefa está sob sua responsabilidade. Use o verbete na Tagmarpedia para escrever as descrições de cada tipo de criatura, que são:
  • Animais domésticos.
  • Animais gigantes.
  • Animais selvagens.
  • Criaturas artificiais.
  • Criaturas de Dartel.
  • Criaturas divinas.
  • Criaturas místicas.
  • Criaturas infernais.
  • Dragões.
  • Elementais.
  • Hidras.
  • Licantropos.
  • Mortos-vivos.
  • Raças gigantes.
  • Raças selvagens.

    Esta lista está no criaturas online.

    Trabalhe com cada tipo como um título ou subtítulo. Não há necessidade de criar textos extensos para cada uma, mas fique a vontade para fazer se tiver boas ideias. Qualquer dúvida entre em contato por MP.

    O tópico permanecerá trancado até que você me diga que concluiu o texto e ele está pronto para discussão.
  • #4 Fábio_CM Enviado : 24/03/17 22:31
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Tópico destrancado.

    A tarefa apresenta um texto introdutório para todos os tipos de criaturas. Redação do elton10pkn.

    Leiam e dêem sugestões para melhoria. Avaliem se há necessidade de incluir informações genéricas sobre os grupos de criaturas (especialmente informações vinculadas a ambientação).

    Também avaliem se é necessário a criação de um grupo novo para abarcar as criaturas que já existem e que possam estar mal enquadradadas.
    #5 elton10pkn Enviado : 25/03/17 00:46
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    E aí povo tagmariano,
    já que a tarefa de novos grupos de criaturas vai derivar deste, vou colocar aqui minhas sugestões.
    1. Creio que deve haver uma definição de termos: Raças para seres humanoides conscientes com biologia e Criaturas para seres irracionais ou sem biologia.
    2. A criação de três novos grupos:
      • Animais Sombrios para a fauna de Caridrândia;
      • Criaturas Titânicas para seres feitos da essência dos Titãs-elementos (eu meio que já fiz isso, pois alterei o nome do grupo Elementais).
      • Raças Místicas para seres racionais de origem mágica ímpares. Exceções são os Dragonianos e Centauros (Raças Selvagens), e as Criaturas de Dartel.

    #6 Azurius Enviado : 25/03/17 00:50
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    E aí povo tagmariano,
    já que a tarefa de novos grupos de criaturas vai derivar deste, vou colocar aqui minhas sugestões.
    1. Creio que deve haver uma definição de termos: Raças para seres humanoides conscientes com biologia e Criaturas para seres irracionais ou sem biologia.
    2. A criação de três novos grupos:
      • Animais Sombrios para a fauna de Caridrândia;
      • Criaturas Titânicas para seres feitos da essência dos Titãs-elementos (eu meio que já fiz isso, pois alterei o nome do grupo Elementais).
      • Raças Místicas para seres racionais de origem mágica ímpares. Exceções são os Dragonianos e Centauros (Raças Selvagens), e as Criaturas de Dartel.



    Eu acho que deveria ser criatura o termo ao invés de animal, mas o sistema meio que divide essas duas coisas ainda.
    #7 Fábio_CM Enviado : 25/03/17 11:53
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    • Animais Sombrios para a fauna de Caridrândia;
    • Criaturas Titânicas para seres feitos da essência dos Titãs-elementos (eu meio que já fiz isso, pois alterei o nome do grupo Elementais).
    • Raças Místicas para seres racionais de origem mágica ímpares. Exceções são os Dragonianos e Centauros (Raças Selvagens), e as Criaturas de Dartel.

    Elton, existem criaturas que você ache que já se enquadrariam nestes novos grupos?
    #8 elton10pkn Enviado : 25/03/17 12:32
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    Elton, existem criaturas que você ache que já se enquadrariam nestes novos grupos?

    Sim,
    Animais Sombrios (ou Criaturas Sombrias): Lobo Sombrio, Corvo Sombrio, Corcel Sombrio (sim, muito sombrio!), estes já são oficiais, mas no livro das terras selvagens cita a Tartaruga-infernal e as Piranhas-Hienas.
    Criaturas Titânicas: todos os elementais e paraelementais.

    Bem, vi que demais definições estão muito ambíguas: Animais Místicos, Raças Místicas etc. Vou criar uma página na Tagmarpédia com o nome de todas criaturas oficiais e seus atuais grupos, e com isso ficará mais claro e fácil criar novos grupos e mover criaturas.
    #9 Azurius Enviado : 25/03/17 12:41
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu vejo a grosso modo animal como aquele ser irracional e criatura como um ser pensante.

    Será que poderíamos dividir assim?
    #10 Fábio_CM Enviado : 25/03/17 13:02
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Azurius escreveu:
    Eu vejo a grosso modo animal como aquele ser irracional e criatura como um ser pensante.

    Será que poderíamos dividir assim?

    Não acho uma boa divisão.

    Por exemplo, tanto a sereia como o cocatriz são criaturas místicas, mas a primeira é inteligente e o segundo irracional.
    #11 Azurius Enviado : 25/03/17 13:06
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    E o grifo e hipogrifo?
    Acho que cai na mesma. Pra mim é animal.
    #12 elton10pkn Enviado : 25/03/17 13:14
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acho uma boa definição é:
    Animais: seres irracionais (Animais Míticos podem ser exceções) que fazem parte da fauna de Maira, o Plano Material.
    Criaturas: ser que não faz parte da fauna que pode ser de origem extra-planar.
    Raças: seres de aspecto humanoide que ser organização em comunidade com existência comprovada.
    Demais grupos: seres com características em comum que se destacam dos demais.

    O link do verbete é este:
    Novos Grupos de Criaturas
    Só falta colocar as criaturas, lembrando que ele está muito atrelado a descrição dos grupos.
    #13 Azurius Enviado : 25/03/17 13:26
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Acho uma boa definição é:
    Animais: seres irracionais (Animais Míticos podem ser exceções) que fazem parte da fauna de Maira, o Plano Material.
    Criaturas: ser que não faz parte da fauna que pode ser de origem extra-planar.
    Raças: seres de aspecto humanoide que ser organização em comunidade com existência comprovada.
    Demais grupos: seres com características em comum que se destacam dos demais.

    O link do verbete é este:
    Novos Grupos de Criaturas
    Só falta colocar as criaturas, lembrando que ele está muito atrelado a descrição dos grupos.



    O meu questionamento encontrasse exatamente neste ponto: Um animal no planeta terra é um animal em qualquer ponto em outra galáxia ou plano. O inverso deveria ser verdadeiro também.

    Ex: Um leão da terra é transportado pra um planeta na galáxia de Andrômeda. Esse leão deixou de ser um animal só porque está lá?
    #14 Rywv Enviado : 25/03/17 18:44
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Acho uma boa definição é:
    Animais: seres irracionais (Animais Míticos podem ser exceções) que fazem parte da fauna de Maira, o Plano Material.

    Estava faltando um grupo de Animais Misticos, existe algumas criaturas em Criaturas misticas que o rastreador deveria ter acesso pelo Elo Animal mas por não ser classificado com animal não podia. Gostei mto da adição desse grupo e do grupo de animais sombrios. Uma duvida, Fera das Sombras passaria a ser Animal Sombrio?

    Uma ultima coisa, acho que Animais devem ser irracionais não importando o tipo.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #15 elton10pkn Enviado : 26/03/17 02:06
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    Uma duvida, Fera das Sombras passaria a ser Animal Sombrio?

    Não, animais sombrios são animais de origem espontânea na região de Caridrâdia. O karma infernal funcionaria como uma radiação que modificou seu DNA, mas é claro que não vou estas palavras para descreve-los. A Fera das Sombras seria feita por "engenharia genética".

    Peço a todos que leiam a página Novos Grupos de Criaturas. Vejam se todos os grupos estão adequados e se as criaturas foram movidas para os lugares certos, estas estão no inicio do grupo em itálico.
    Definições [metagame]:
    Animais: ser de aspecto bestial irracional que habita os Planos Matareis, Astral ou Étereo. Podem ser origem natural ou artificial. Sendo biologicamente ativos podem se reproduzir e necessitaram de alimentos, sono e etc.
    Raça: ser de aspecto humanoide racional que habita o Plano Material. Podem ser origem natural ou artificial. Sendo biologicamente ativos podem se reproduzir e necessitaram de alimentos, sono e etc. Organizam-se em sociedade e apresentam uma cultura definida.
    Criatura: termo genérico que engloba grupos de criaturas racionais com características em comum. Suas origens são diversas. Podem ser biologicamente ativas ou não. Cultura ou sociedade não desenvolvida ou pouco expressiva.

    Qualquer erro é só dizer. Preciso ter uma definição e dos grupos para poder trabalhar no texto introdutório da criaturas sem ficar mudando toda hora.
    #16 samuel.azevedo Enviado : 26/03/17 02:55
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Dúvida: dragões também não seriam criaturas titânicas?

    Aí entra uma sugestão: a mesma criatura poderia ser mencionada em mais de um grupo.

    #17 Azurius Enviado : 26/03/17 13:20
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Rywv escreveu:
    Uma duvida, Fera das Sombras passaria a ser Animal Sombrio?

    Não, animais sombrios são animais de origem espontânea na região de Caridrâdia. O karma infernal funcionaria como uma radiação que modificou seu DNA, mas é claro que não vou estas palavras para descreve-los. A Fera das Sombras seria feita por "engenharia genética".

    Peço a todos que leiam a página Novos Grupos de Criaturas. Vejam se todos os grupos estão adequados e se as criaturas foram movidas para os lugares certos, estas estão no inicio do grupo em itálico.
    Definições [metagame]:
    Animais: ser de aspecto bestial irracional que habita os Planos Matareis, Astral ou Étereo. Podem ser origem natural ou artificial. Sendo biologicamente ativos podem se reproduzir e necessitaram de alimentos, sono e etc.
    Raça: ser de aspecto humanoide racional que habita o Plano Material. Podem ser origem natural ou artificial. Sendo biologicamente ativos podem se reproduzir e necessitaram de alimentos, sono e etc. Organizam-se em sociedade e apresentam uma cultura definida.
    Criatura: termo genérico que engloba grupos de criaturas racionais com características em comum. Suas origens são diversas. Podem ser biologicamente ativas ou não. Cultura ou sociedade não desenvolvida ou pouco expressiva.

    Qualquer erro é só dizer. Preciso ter uma definição e dos grupos para poder trabalhar no texto introdutório da criaturas sem ficar mudando toda hora.


    Acho que só faltou estender raça pra outros planos. Melhorou muito. não vi erro nenhum. mas se ver algo aviso.

    Abraço.

    #18 elton10pkn Enviado : 26/03/17 17:19
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    samuel.azevedo escreveu:
    Dúvida: dragões também não seriam criaturas titânicas?

    Aí entra uma sugestão: a mesma criatura poderia ser mencionada em mais de um grupo.


    Não, dragões são um grupo separado. Embora eles sejam criações do Titã Pyros eles são um grupo independente, pois eles não servem mais a este Titã, possuem biologia e sofreram muitas modificações. Criaturas Titânicas estariam para os Titã-elementos (e possivelmente Titãs-segundos) como os Enviados estariam para os Deuses.

    Acho que ter mais de uma classificação para a mesma criatura geraria confusão, além de não ser pratico no Livro.

    Azurius escreveu:
    Acho que só faltou estender raça pra outros planos. Melhorou muito. não vi erro nenhum. mas se ver algo aviso.

    Que raça extraplanar você sugere, porque pelo que sei não há nenhuma.


    Mais alguma sugestão, posso refazer os texto de introdução com base nos novos grupo?
    #19 Azurius Enviado : 26/03/17 18:04
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fala ai brow.

    Temos sempre que pensar a frente, dei esse toque pq o hazafer que estava desenvolvendo os gênios ia fazê-los nesse estilo.

    E como é algo simples é bom deixar essa abertura pros futuros criadores de criaturas.

    Quando terminar de revisar me da um toque que eu do uma lida no material todo novamente.

    Flw
    #20 Fábio_CM Enviado : 26/03/17 21:26
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Mais alguma sugestão, posso refazer os texto de introdução com base nos novos grupo?

    Elton, vamos aguardar o início da semana para ver se mais alguém se manifesta.

    Minhas opiniões e questões:
  • Qual a diferença mecânica entre os animais selvagens e sombrios?
  • Qual o significado de animais místicos? Um quarto de todas as criaturas já são animais, então por que abrir outro grupo? Apenas para colocar os irracionais?
  • Todas as criaturas seriam inteligentes?
  • #21 elton10pkn Enviado : 26/03/17 22:42
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    Minhas opiniões e questões:
  • Qual a diferença mecânica entre os animais selvagens e sombrios?
  • Qual o significado de animais místicos? Um quarto de todas as criaturas já são animais, então por que abrir outro grupo? Apenas para colocar os irracionais?
  • Todas as criaturas seriam inteligentes?

  • Eu acho os animais sombrios opcionais, coloquei apenas para expor a ideia. Mecanicamente, eles teriam seriam sensíveis a luz e devido ao karma infernal rastreadores não poderiam controla-los. Outro fator seria apenas organização dos demais animais.
  • Isto é meio complicado. Alguns reclamam que algumas criaturas deveriam estar acessíveis aos rastreadores como grifos e ou os cérberos. Eu não vejo problema eles continuarem sendo criaturas místicas, isto cabe ao mestre decidir eu por exemplo permitiria um grifo se o jogador merecer, mas nunca permitiria uma Cocatriz. A magia Elo Animal tem uma brecha:
    Citação:
    Elo Animal
    Este encanto permite que o místico comunique-se com os animais, podendo também transmitir suas emoções, de maneira que construa um elo empático entre si mesmo e um ser de inteligência animal.

    Ou seja, um Grifo é uma criatura mística, mas é irracional. Como disse antes cabe ao mestre. Outra observação fazendo comparação com outros sistema (sim, algumas vezes é necessário), nós temos a impressão que em Tagmar há mais animais do que os demais seres pelo simples fato deles receberem o mesmo tratamento das demais criaturas. Vou falar pelo dois outro sistemas que conheço: D&D 5E e Tormenta. No manual dos monstros do D&D há animais, no final do livro somente como estatistas sem texto. Em Tormenta no manual básico só são mencionados. Ou seja, como em Tagmar eles são bem expostos dá essa "má" impressão, porém isto não é um defeito, e sim uma característica. Mas acho que todo mundo já sabe disso. Em suma, animais místicos seriam para organizar as criaturas de uma "semelhante" aos demais sistema e aos mestres menos liberais uma forma canônica de Elos entre criaturas místicas.
    Citação:
    Comparação dos termos Tagmar/D&D/Tormenta:
    Animais/Bestas/Animais
    Criaturas Místicas/Monstruosidades ou Aberrações/Monstros ou Animais
    Raças/Humanoides/Humanoides

  • Isso foi um erro.

    Aceitando mais opiniões.
  • #22 Azurius Enviado : 27/03/17 09:54
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Qual o erro em inteligência animal? Não compreendi bem. Esse termo foi usado pelo Alisson pra denominar irracionalidade.

    Quanto ao questionamento do Fábio, apresento duas opções.

    Ou se transforma tudo em animal (generalizando) e acabando com esse lance de domestico, selvagem e afins.

    Ou se segue o esquema que você está fazendo e se separa para facilitar a busca e até mesmo pra separar características distintas doa grupos.

    Eu ficaria com a sua opção de separar.
    #23 elton10pkn Enviado : 27/03/17 12:57
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Azurius escreveu:
    Qual o erro em inteligência animal? Não compreendi bem. Esse termo foi usado pelo Alisson pra denominar irracionalidade.

    Você não entendeu cada ponto era uma resposta diferente. Foi um erro dizer que todas as criaturas são inteligentes. d'oh!

    Fiquei analisando as criaturas e os grupos e percebi dois problemas: Think
    1° os grupos estão muito especializados. Eu mesmo sou um mal exemplo disso. Num sistema dinâmico como Tagmar em que sempre há novas criaturas, o ideal é que os grupos sejam genéricos, pois uma hora ou outra vai surgir uma criatura que fica deslocada. E isto nos leva ao segundo problema.
    2° o grupo Criaturas Místicas virou uma caixa de areia. Toda criatura sem uma classificação bem definida vai pra lá. O samuel.azevedo perguntou se uma criatura poderia ser citada em mais de uma grupo. Como disse antes isso poderia ficar confuso, mas dá pra perceber a caixa de areia. Sem falar que há criaturas com classificação duvidosa: Plantas-carnívoras são Animais Gigantes e Mandrágoras são Animais Domésticos, como assim! Eh?

    Sugestão para solução dos dois problemas: Generalizar grupos e criar uma novo para criaturas não definidas.
    Grupos sugeridos:
    Animais: para fauna comum, fantástica e versões gigantes, irracionais.
    Plantas: para flora fantástica, nada de plantas comuns só pra deixar claro. Temos atualmente três, mas até a finalização do livro podem ser criadas mais. Sugestão para o coordenador: cogumelos são clássicos Dancing Vou criar alguns extraoficiais.
    Humanoides (ou outro nome mais tagmariano): nome autoexplicativo, apenas para criaturas racionais e excluindo os gigantes ou seres com magia forte. Os Selvagens podem ser um subgrupo.
    Horrores (ou um nome melhor): monstros e outras criaturas de difícil classificação, geralmente maléficas. Nossa nova caixa de areia.
    Criaturas Místicas: seres com ligação forte com a magia ou aparência bestial com poderes naturais etc. Geralmente neutras ou boas. Vou definir melhor depois.

    os demais grupos estão ok.

    E aí o que acham?
    #24 Azurius Enviado : 27/03/17 14:07
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    A divisão anterior é muito melhor que esta nova proposta com horror e afins.

    O que tem que ser feito é: Fazer os textos e depois abrir uma tarefa pra reajustar as criaturas nos grupos de acordo com o novo texto.

    Bem, acho que é isso. Abraço
    #25 Fábio_CM Enviado : 27/03/17 15:28
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Fiquei analisando as criaturas e os grupos e percebi dois problemas: Think

    Concordo com a afirmação sobre as criaturas místicas, mas um grupo desses é necessário.

    elton10pkn escreveu:
    Grupos sugeridos:
    Animais: para fauna comum, fantástica e versões gigantes, irracionais.
    Plantas: para flora fantástica, nada de plantas comuns só pra deixar claro. Temos atualmente três, mas até a finalização do livro podem ser criadas mais. Sugestão para o coordenador: cogumelos são clássicos Dancing Vou criar alguns extraoficiais.
    Humanoides (ou outro nome mais tagmariano): nome autoexplicativo, apenas para criaturas racionais e excluindo os gigantes ou seres com magia forte. Os Selvagens podem ser um subgrupo.
    Horrores (ou um nome melhor): monstros e outras criaturas de difícil classificação, geralmente maléficas. Nossa nova caixa de areia.
    Criaturas Místicas: seres com ligação forte com a magia ou aparência bestial com poderes naturais etc. Geralmente neutras ou boas. Vou definir melhor depois.

    Um grupo de plantas faz falta. E fungos venenosos seriam muito interessantes. Os venenos são muito mal explorados e temos poucos perigos nessa área. Porém não vamos oficializar novas criaturas até atualizarmos as da versão 2.3, lembre-se disso.

    Separar um grupo para humanoides também seria útil. Hoje não há espaço para colocar um modelo de inimigo soldado, por exemplo, porque ele ficaria no limbo das classificações.

    Eu não gosto da ideia de reclassificar atuais criaturas místicas em animais. Tagmar é como na nossa terra, onde Lobisomens e dragões "existiam", uma vez que as pessoas acreditavam nelas, mas nem por isso elas eram consideradas animais: eram monstros.

    Pela sua sugestão, criaturas místicas e horrores se diferenciariam basicamente pela índole? Enquanto a primeira estaria mais na dela, existindo mas não perturbando se não for incomodada, a segunda atormentaria o mundo?

    Eu achei que é uma ideia que pode tornar a classificação mais bem organizada, mas não entendi quais os grupos permaneceriam os mesmos. De Dartel, por exemplo?
    #26 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/17 15:38
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Apenas para resgatar o motivo da formula atual: partiu-se do principio que estas criaturas seriam muito mais resistentes que o normal, já que não sentem dor e cortes e amputações não os afetam muito. Por isto decidimos que eles teriam mais EF que outras criaturas com o mesmo peso.

    Assim, gostaria de sugerir manter a formula.
    #27 Fábio_CM Enviado : 27/03/17 15:44
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Elton, acho que sua fórmula para cálculo da EF de mortos-vivos não ficou bem clara. O que acontece se o físico for 0 ou negativo?
    #28 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/17 15:54
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Uma informação extra: a formula atual da EH é...

    Mortos vivos = 2,5 x raiz(peso)+Físico
    Demais criaturas = 2 x raiz(peso)+Físico
    #29 elton10pkn Enviado : 27/03/17 18:15
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Vamos por partes que é muita coisa só...

    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Apenas para resgatar o motivo da formula atual: parti-se do principio que estas criaturas seriam muito mais resistentes que o normal, já que não sentem dor e cortes e amputações não os afetam muito. Por isto decidiu que eles teriam mais EF que outras criaturas com o mesmo peso.

    Assim, gostaria de sugerir manter a formula.

    O problema não é EF, ela tá ok para um morto-vivo. Só achei os pesos estranhos, um necroarcano com 260 Kg, esqueletos com 35 kg, sendo que o esqueleto humano pesa em média 10 kg. Minha sugestão foi só para manter o "realismo". É puramente um detalhe. A fórmula que sugeri gera valores de EF parecidos com os atuais com pesos menores.
    Físico x raiz(peso)+3

    Fábio_CM escreveu:
    Elton, acho que sua fórmula para cálculo da EF de mortos-vivos não ficou bem clara. O que acontece se o físico for 0 ou negativo?

    Acho que vc não viu, mas coloquei uma asterisco.
    Citação:
    *Se o Físico for >=0 e >=1 na fórmula ele vale 2.


    Fábio_CM escreveu:
    Um grupo de plantas faz falta. E fungos venenosos seriam muito interessantes. Os venenos são muito mal explorados e temos poucos perigos nessa área. Porém não vamos oficializar novas criaturas até atualizarmos as da versão 2.3, lembre-se disso.
    Leia o resto do texto...

    Separar um grupo para humanoides também seria útil. Hoje não há espaço para colocar um modelo de inimigo soldado, por exemplo, porque ele ficaria no limbo das classificações.

    Eu não gosto da ideia de reclassificar atuais criaturas místicas em animais. Tagmar é como na nossa terra, onde Lobisomens e dragões "existiam", uma vez que as pessoas acreditavam nelas, mas nem por isso elas eram consideradas animais: eram monstros.

    Pela sua sugestão, criaturas místicas e horrores se diferenciariam basicamente pela índole? Enquanto a primeira estaria mais na dela, existindo mas não perturbando se não for incomodada, a segunda atormentaria o mundo?

    Eu achei que é uma ideia que pode tornar a classificação mais bem organizada, mas não entendi quais os grupos permaneceriam os mesmos. De Dartel, por exemplo?


    Não vai ter só esses cinco grupos, quando disse "generalizar" não foi tanto assim, acho que me expressei mal. Dragões continuam sendo dragões, Lobisomens continuam sendo Licantropos etc. Isso foi apenas modificações que sugeri dos grupos atuais. Para não gerar dúvidas estas é a minha proposta atual:
    • Animais
    • Plantas
    • Criaturas Artificiais
    • Criaturas de Dartel
    • Criaturas Divinas
    • Criaturas Místicas
    • Criaturas Infernais
    • Dragões
    • Criaturas Titânicas
    • Hidras
    • Licantropos
    • Mortos-Vivos
    • Raças Gigantes
    • Raças Humanoides

    Lembrando que dentro de cada grupo deste pode haver subgrupos. A ideia dos Horreres seria a de monstros irracionais que não são considerados naturais em Tagmar, algo que você vê e diz monstro, Basiliscos, Fera das Sombras, Devoradores Astrais etc. Já as Criaturas Místicas seriam humanoides com poderes mágicos naturais ou animais inteligentes.
    O problema é que há uma linha muito tênue entre monstro e Criaturas Místicas. Um Grifo, por exemplo, é um Animal, Criatura Mística ou Monstro? Hipogrifos podem ser domesticados, mas na descrição dos Grifos não há nada, seriam eles mais animais que os grifos. Vendo do ponto de vista de em estudioso tagmariano e dada a natureza low-fantasy da ambientação de tagmar vou deixar só as Criaturas Místicas, mas aceito mais sugestões. O grupo Plantas vai servir para o futuro.

    Para organização vou dividir a tarefas em etapas:
    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos;
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.
    4°) Criar texto introdutório dos grupos e subgrupos.
    5º) Votação.

    Estamos na primeira etapa, vou editar o verbete com o grupo que sugeri e retirar as criaturas para serem comparados apenas os grupos atuais e novos, se não houver mais divergências até fim da semana vou entrar na próxima etapa. Então peço que opinem só sobre os novos grupos. Todo mundo de acordo com as etapas? Coordenador, tudo certo?
    #30 Marcelo_Rodrigues Enviado : 27/03/17 20:45
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu não recomendo Animais misticos. Isto vai gerar problemas de interpretação das magias de rastreador. Tem muita referencia a "animais".

    Se preferirem que dividam as Criaturas misticas em Irracionais e Racionais.
    #31 Azurius Enviado : 27/03/17 21:34
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Vamos por partes que é muita coisa só...

    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Apenas para resgatar o motivo da formula atual: parti-se do principio que estas criaturas seriam muito mais resistentes que o normal, já que não sentem dor e cortes e amputações não os afetam muito. Por isto decidiu que eles teriam mais EF que outras criaturas com o mesmo peso.

    Assim, gostaria de sugerir manter a formula.

    O problema não é EF, ela tá ok para um morto-vivo. Só achei os pesos estranhos, um necroarcano com 260 Kg, esqueletos com 35 kg, sendo que o esqueleto humano pesa em média 10 kg. Minha sugestão foi só para manter o "realismo". É puramente um detalhe. A fórmula que sugeri gera valores de EF parecidos com os atuais com pesos menores.
    Físico x raiz(peso)+3

    Fábio_CM escreveu:
    Elton, acho que sua fórmula para cálculo da EF de mortos-vivos não ficou bem clara. O que acontece se o físico for 0 ou negativo?

    Acho que vc não viu, mas coloquei uma asterisco.
    Citação:
    *Se o Físico for >=0 e >=1 na fórmula ele vale 2.


    Fábio_CM escreveu:
    Um grupo de plantas faz falta. E fungos venenosos seriam muito interessantes. Os venenos são muito mal explorados e temos poucos perigos nessa área. Porém não vamos oficializar novas criaturas até atualizarmos as da versão 2.3, lembre-se disso.
    Leia o resto do texto...

    Separar um grupo para humanoides também seria útil. Hoje não há espaço para colocar um modelo de inimigo soldado, por exemplo, porque ele ficaria no limbo das classificações.

    Eu não gosto da ideia de reclassificar atuais criaturas místicas em animais. Tagmar é como na nossa terra, onde Lobisomens e dragões "existiam", uma vez que as pessoas acreditavam nelas, mas nem por isso elas eram consideradas animais: eram monstros.

    Pela sua sugestão, criaturas místicas e horrores se diferenciariam basicamente pela índole? Enquanto a primeira estaria mais na dela, existindo mas não perturbando se não for incomodada, a segunda atormentaria o mundo?

    Eu achei que é uma ideia que pode tornar a classificação mais bem organizada, mas não entendi quais os grupos permaneceriam os mesmos. De Dartel, por exemplo?


    Não vai ter só esses cinco grupos, quando disse "generalizar" não foi tanto assim, acho que me expressei mal. Dragões continuam sendo dragões, Lobisomens continuam sendo Licantropos etc. Isso foi apenas modificações que sugeri dos grupos atuais. Para não gerar dúvidas estas é a minha proposta atual:
    • Animais
    • Plantas
    • Criaturas Artificiais
    • Criaturas de Dartel
    • Criaturas Divinas
    • Criaturas Místicas
    • Criaturas Infernais
    • Dragões
    • Criaturas Titânicas
    • Hidras
    • Licantropos
    • Mortos-Vivos
    • Raças Gigantes
    • Raças Humanoides

    Lembrando que dentro de cada grupo deste pode haver subgrupos. A ideia dos Horreres seria a de monstros irracionais que não são considerados naturais em Tagmar, algo que você vê e diz monstro, Basiliscos, Fera das Sombras, Devoradores Astrais etc. Já as Criaturas Místicas seriam humanoides com poderes mágicos naturais ou animais inteligentes.
    O problema é que há uma linha muito tênue entre monstro e Criaturas Místicas. Um Grifo, por exemplo, é um Animal, Criatura Mística ou Monstro? Hipogrifos podem ser domesticados, mas na descrição dos Grifos não há nada, seriam eles mais animais que os grifos. Vendo do ponto de vista de em estudioso tagmariano e dada a natureza low-fantasy da ambientação de tagmar vou deixar só as Criaturas Místicas, mas aceito mais sugestões. O grupo Plantas vai servir para o futuro.

    Para organização vou dividir a tarefas em etapas:
    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos;
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.
    4°) Criar texto introdutório dos grupos e subgrupos.
    5º) Votação.

    Estamos na primeira etapa, vou editar o verbete com o grupo que sugeri e retirar as criaturas para serem comparados apenas os grupos atuais e novos, se não houver mais divergências até fim da semana vou entrar na próxima etapa. Então peço que opinem só sobre os novos grupos. Todo mundo de acordo com as etapas? Coordenador, tudo certo?


    Acho que você pensou muito bem em fazer desta forma.
    Acredito que pra sacramentar a sua ideia seria necessário que a sua tarefa fosse subdividida em 4 tarefas onde cada fase dela seria respectivamente respresentada por:

    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos;
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.
    4°) Criar texto introdutório dos grupos e subgrupos.

    Votar cada fase vai evitar problemas posteriores. Fica a ideia aí pro nosso amigo Fábio.
    #32 Rywv Enviado : 27/03/17 23:48
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Rywv escreveu:
    Uma duvida, Fera das Sombras passaria a ser Animal Sombrio?

    Não, animais sombrios são animais de origem espontânea na região de Caridrâdia. O karma infernal funcionaria como uma radiação que modificou seu DNA, mas é claro que não vou estas palavras para descreve-los. A Fera das Sombras seria feita por "engenharia genética".

    Ele teve origem de um animal selvagem mas ele teve um "desvio evolutivo", acredito que ele poderia sim ser considerado um animal sombrio ou mistico.

    elton10pkn escreveu:
    Isto é meio complicado. Alguns reclamam que algumas criaturas deveriam estar acessíveis aos rastreadores como grifos e ou os cérberos. Eu não vejo problema eles continuarem sendo criaturas místicas, isto cabe ao mestre decidir eu por exemplo permitiria um grifo se o jogador merecer, mas nunca permitiria uma Cocatriz. A magia Elo Animal tem uma brecha:

    Eu ja nao concordo mto de ser possivel usar elo animal em um cerberus, ele tem origem divina apesar de ter sido rebaixado pra criatura mistica. Algumas das criaturas misticas irracionais nao deveria ser "puxadas" para o grupo de animais misticos. Acho que em vez de chamar o grupo de animais misticos poderia ser animais exoticos, o que vc acha? O nome se encaixa bem para criaturas com grifo e hipogrifo.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #33 elton10pkn Enviado : 28/03/17 00:40
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Azurius escreveu:
    Acho que você pensou muito bem em fazer desta forma.
    Acredito que pra sacramentar a sua ideia seria necessário que a sua tarefa fosse subdividida em 4 tarefas onde cada fase dela seria respectivamente respresentada por:

    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos;
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.
    4°) Criar texto introdutório dos grupos e subgrupos.

    Votar cada fase vai evitar problemas posteriores. Fica a ideia aí pro nosso amigo Fábio.

    Também que votar cada fase é ideal, com certeza evitará vários problemas. Mas em quatro tarefas não sei. A minha tarefa original era só escrever o Texto introdutório para os grupos de criaturas que se for ver já está bem encaminhado, mas ele estava muito atrelado a estrutura dos grupo e tive improvisar muito para tentar ser coeso.

    Rywv escreveu:
    Ele teve origem de um animal selvagem mas ele teve um "desvio evolutivo", acredito que ele poderia sim ser considerado um animal sombrio ou mistico.

    Eu ja nao concordo mto de ser possivel usar elo animal em um cerberus, ele tem origem divina apesar de ter sido rebaixado pra criatura mistica. Algumas das criaturas misticas irracionais nao deveria ser "puxadas" para o grupo de animais misticos. Acho que em vez de chamar o grupo de animais misticos poderia ser animais exoticos, o que vc acha? O nome se encaixa bem para criaturas com grifo e hipogrifo.

    Vou guardar sua sugestão, mas agora o foco é definir os grupos, no caso juntei todos os animais (domésticos, selvagens e gigantes), porém o que vai ser animal ou o que vai ser criatura mistica vai ser definido depois. Dá uma olhada na página Novos Grupos de Criaturas e dê sua opinião.

    Então, peço ao nosso coordenador Fábio que una as tarefas dos Novos Grupos e do Texto das Criaturas em uma só. Deixe essa questão do peso e EF dos mortos-vivos para depois, já que é só "estética" minha. Se o coordenador concordar altere o nome do tópico para "Reestruturação e Descrição dos Grupos de Criaturas" afim de evitar discussões paralelas e claro a votação em etapas.
    #34 Fábio_CM Enviado : 28/03/17 08:18
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Estamos na primeira etapa, vou editar o verbete com o grupo que sugeri e retirar as criaturas para serem comparados apenas os grupos atuais e novos, se não houver mais divergências até fim da semana vou entrar na próxima etapa. Então peço que opinem só sobre os novos grupos. Todo mundo de acordo com as etapas? Coordenador, tudo certo?

    Blz. Pode fazer.
    Citação:
    Novos Grupos
    Animais
    Criaturas Vegetais
    Criaturas Artificiais
    Criaturas de Dartel
    Criaturas Divinas
    Criaturas Místicas
    Criaturas Infernais
    Criaturas Titânicas
    Dragões
    Hidras
    Licantropos
    Mortos-Vivos
    Raças Gigantes
    Raças Humanoides

    Esta é a divisão que você propõem? Os animais recairiam todos em um só grupo?
    #35 Azurius Enviado : 28/03/17 09:50
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Se nesse grupo de animais entrarem criaturas como lobo sombrio, Cerberus, hipogrifo e afins eu acho válido.
    #36 elton10pkn Enviado : 28/03/17 10:17
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    Esta é a divisão que você propõem? Os animais recairiam todos em um só grupo?

    No caso, a proposta inicial é generalizar os grupos, dentro do grupo animais, por exemplo, pode existir subgrupos. Os subgrupos seriam para seres que pertencem ao mesmo grupo, mas tem mecânica diferente ou para contextualizar com a ambientação. Exemplo: Animais Gigantes usam a tabela para criaturas "10 a 50 vezes o peso do atacante". Sem falar que precisa ser definido o que é um animal gigante, porque uma baleia não é um animal gigante? O que a diferencia? Porém, no momento, a discussão é para os grupos genéricos.

    Azurius escreveu:
    Se nesse grupo de animais entrarem criaturas como lobo sombrio, Cerberus, hipogrifo e afins eu acho válido.

    Ok, mas isso vai ser discutido depois.

    Todas as criaturas têm de encaixar-se em um grupo de maneira satisfatória e estes serem genéricos o suficiente para receber novas criaturas sem gerar grandes distorções futuras. Digo isso porque algumas criaturas ficam num limbo. Os Hipocampus, não sei quem criou, é um caso semelhante aos grifos, mas não sei como eles não foram parar nas Criaturas Místicas.
    Os grupos são estes:
    Leia o resto do texto...
    • Animais
    • Criaturas Vegetais
    • Criaturas Artificiais
    • Criaturas de Dartel
    • Criaturas Divinas
    • Criaturas Místicas
    • Criaturas Infernais
    • Criaturas Titânicas
    • Dragões
    • Hidras
    • Licantropos
    • Mortos-Vivos
    • Raças Gigantes
    • Raças Humanoides

    Alguma critica? Na próxima fase vai ser definida quais são as características dos grupos genéricos. Todos os animais são irracionais? O que são criaturas místicas? Etc.
    #37 Fábio_CM Enviado : 28/03/17 10:20
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ok.

    Então faremos em duas votações. A primeira será a fase de readequação dos grupos e reenquadramento das criaturas. A segunda será a votação sobre os textos que irão para o Livro de Criaturas.
    #38 Azurius Enviado : 28/03/17 11:03
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acho que o correto seria fazer assim:

    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos e fazer o texto introdutório dos grupos e subgrupos.
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.

    Outra coisa, esse grupo de hidra não vejo muita função.
    Pode ser muito bem ajustado pra animais selvagens ou místicos.

    Fica a ideia.
    #39 elton10pkn Enviado : 28/03/17 15:59
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    Ok.

    Então faremos em duas votações. A primeira será a fase de readequação dos grupos e reenquadramento das criaturas. A segunda será a votação sobre os textos que irão para o Livro de Criaturas.

    Perfeito, duas votações.
    Azurius escreveu:
    Acho que o correto seria fazer assim:

    1°) Definir os grupos;
    2°) Definir as características dos grupos e fazer o texto introdutório dos grupos e subgrupos.
    3°) Definir quais criaturas ficam em quais grupos e possíveis subgrupos.

    Outra coisa, esse grupo de hidra não vejo muita função.
    Pode ser muito bem ajustado pra animais selvagens ou místicos.

    Fica a ideia.

    A ordem que eu fizer os textos não interfere muito, porque nós vamos ter as características definidas.

    Em relação as hidras ainda bem que você mencionou. Elas com certeza não vão ser Animais, elas são monstros, e a criatura com que elas mais se aproximam são os dragões. Segundo a descrição atual:
    Citação:
    Temidas há tempos imemoriais, as Hidras são uma subespécie de Dragões irracionais cuja principal característica é possuir duas ou mais cabeças.

    Ou seja, se o grupo delas vai ser incorporado em algum outro grupo deve ser os dos Dragões. Mas temos que pensar em destaque, as hidras de Tagmar são diferentes dos outros RPGs, elas também não tem uma origem definida e prefiro deixar assim. Na minha descrição atual apenas removi o trecho que elas são subespécies de dragões, porque se elas são subespécies quer dizer que tiveram origem no plano do fogo, mas então porque elas tem sopro de gelo. Eu tenho muitas ideais para origens delas como cruzamentos entre dragões de gelo e fogo que geraria uma abominação, ou ovos chocos de dragão influenciados por magia, enfim mas será que essa ou outras ideias devem oficializadas?
    Prefiro manter o grupo separado para manter o destaque. Esse também é mais um motivo para deixar os Textos Introdutórios para o final, pois eles interferem na Ambientação.
    #40 elton10pkn Enviado : 28/03/17 22:32
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Atualizei a página Novos Grupos de Criaturas com as características dos grupos, todos mundo concorda com os grupos sugeridos? Eu tentei padronizar as características das criaturas, exemplo:
    Animais
      Origem: Plano Material
      Magia: nenhuma
      Intelecto: Irracional
      Biologia: sim
      Aparência: bestial
      Característica chave: fauna natural de Tagmar

    Ainda possui muitas falhas, mas já dá para ter uma ideia geral. O principal problema é definir as Criaturas Místicas, o que a Fera dos Mangues tem de místico pra mim é só um mostro muito grande, mas sei onde ela se encaixa.
    #41 Fábio_CM Enviado : 29/03/17 10:14
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Por mim os grupos são esses. Tenho algumas perguntas e observações quanto as características:

    1. O que você está entendendo como poderes naturais ou magia natural?
    2. Talvez fosse melhor alterar o item "magia" por "tipo de poderes", que seriam magia, efeitos similares a magias, venenos, capacidades físicas extraordinárias (por exemplo).
    3. Criaturas vegetais precisam de aspecto híbrido? Os fungos que você mencionou não precisam ter aspectos híbridos. Imagino que a característica chave poderia ser algo mais direto, como fragilidade ao fogo, por exemplo. Ou talvez algo mais essencial, como necessidade de manter contato com o solo pelo menos ocasionalmente ou, tal como os rastreadores, a necessidade de estarem em ambientes naturais com frequência.
    4. A aparência das criaturas artificiais deve ser mineral? Um golem de gelo não é mineral. Um brutamontes é construído de materiais orgânicos. Acho que a aparência poderia ser vagamente humanoide.
    5. Em criaturas místicas, talvez fique mais interessante se a biologia for "incompreensível" em vez de "não".
    6. Mortos vivos podem ser almas desencarnadas ou presas em cadáveres, mas também podem ser apenas cadáveres sem alma.
    #42 Azurius Enviado : 29/03/17 10:23
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Antes de mais nada, queria dizer que a divisão de características​ foi uma ideia bacana.

    Gostaria de complementar algo nela, apesar

    *Nome do Grupo:
    *Origem: Plano X/Qualquer
    Capacidades:
    - Habilidade Natural: Não/Sim
    - Poder Especial: Não/Sim
    - Magia: Não/Sim
    *Intelecto: Irracional/Racional/Qualquer
    *Biologia: Não/Sim
    *Aparência: Específica (detalhar qual)/Qualquer
    Característica chave: Não/Sim(detalhar qual)
    #43 Azurius Enviado : 29/03/17 10:25
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    PS: Desculpe a falta de Formatação, estou escrevendo pelo celular.
    Depois que discutimos isso eu volto pra falar dos grupos.

    Abraços
    #44 elton10pkn Enviado : 29/03/17 14:50
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Alterei o texto e removi o item magia, isso está gerando muita ambiguidade, mas não coloquei nada equivalente. Uma questão muito subjetiva que notei é a diferença entre algumas criaturas artificiais e os mortos-vivos. Os citados Brutamontes possuem uma alma que está presa a um corpo "morto", por assim dizer, já que não comem, não dormem e nem se cansam. Tagmar não possui uma definição clara de como funciona a magia que anima as Criaturas Artificiais, se fossem aprovados os Golens de Carne, por exemplo, quais seriam a diferenças deles de um Zumbi que é um cadáver animado; em outros sistemas os Constructos, em especial os golens, são espíritos elementais da terra materializados em corpos, até mesmo em carne, isso porém não se encaixaria na ambientação de Tagmar. Minha sugestão é usar o exemplo os Golens de Carne que estão na Tagmápedia, que aliais foi criado pelo nosso coordenador Fábio, para padronizar as Criaturas Artificiais que seriam seres feitos a partir da alma de seu criador. Em níveis baixos isso não geraria nenhum dano perceptível a ele, mas quanto mais inteligente é a criatura mais dano ele sofre, exemplo a magia Réplicas. Mortos-vivos seriam almas manipuladas, por isso os sacerdotes de Cruine os odeiam, se fosse só um cadáver animado sem alma nenhuma seria apenas vilipêndio ao cadáver, não chegaria interferir no Ciclo da vida e morte.

    Todos concordam com isso? Quando entrar em votação vou deixar bem claro essas definições. Ah, antes que alguém pergunte, não, Brutamontes não vão ser Mortos-vivos eles não morreram, vou coloca-los na nossa caixa de areia as Criaturas Místicas.
    #45 Azurius Enviado : 29/03/17 17:02
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Brutamontes é um monte de criatura em uma só.

    Quanto a réplicas, eu não entendi direito o que você quis dizer, pode tentar explicar novamente de outra forma?
    #46 Azurius Enviado : 29/03/17 17:04
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    A informação sobre magia, poder e habilidade natural é a mais importante. Ela que vai peneirar.
    #47 Fábio_CM Enviado : 29/03/17 20:45
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Alterei o texto e removi o item magia, isso está gerando muita ambiguidade, mas não coloquei nada equivalente.

    O termo que está no manual de regras é Poderes especiais. A dificuldade desta questão é que praticamente todos os tipos de criaturas são capazes de fazer várias coisas, então a classificação em termos de poderes especiais não filtra muito.

    elton10pkn escreveu:
    Minha sugestão é usar o exemplo os Golens de Carne que estão na Tagmápedia, que aliais foi criado pelo nosso coordenador Fábio, para padronizar as Criaturas Artificiais que seriam seres feitos a partir da alma de seu criador.

    Pode utilizar essa premissa para dizer como funcionam as criaturas artificiais.

    elton10pkn escreveu:
    Em níveis baixos isso não geraria nenhum dano perceptível a ele, mas quanto mais inteligente é a criatura mais dano ele sofre, exemplo a magia Réplicas.

    Você pode mencionar isso apenas em termos teóricos e de forma superficial. Se existe algum prejuízo ou não ao mago, é uma questão que deve ser decidida nas magias.
    #48 elton10pkn Enviado : 29/03/17 23:39
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    O termo que está no manual de regras é Poderes especiais. A dificuldade desta questão é que praticamente todos os tipos de criaturas são capazes de fazer várias coisas, então a classificação em termos de poderes especiais não filtra muito.

    Foi por causa disso que removi. Acho que o maior critério é a aparência. Vou pensar como Lineu quando classificou os seres vivos no livro Systema Naturae no século 18 antes da genética, DNA e afins, onde o maior critério era aparência e a anatomia. Afinal, além de Tagmar ser um mundo medieval há um complicador, a magia é real.
    Fábio_CM escreveu:
    Pode utilizar essa premissa para dizer como funcionam as criaturas artificiais.
    Você pode mencionar isso apenas em termos teóricos e de forma superficial. Se existe algum prejuízo ou não ao mago, é uma questão que deve ser decidida nas magias.

    Essa é a minha ideia. Algo muito explicito vai gerar conflito.

    Azurius escreveu:
    Quanto a réplicas, eu não entendi direito o que você quis dizer, pode tentar explicar novamente de outra forma?

    A ideia que vou deixar vaga é que quanto mais poderosa e inteligente é uma criatura artificial mais alma/aura uma mago gasta para criá-la. Um exemplo melhor é a magia Sósia, onde um mago gasta metade da sua EF para criar uma cópia sua. Diferente da magia Geoanimação onde o ser criado é irracional (exceção são os homúnculos) e ele não perde EF. Isso também explicaria porque as criaturas artificiais nunca questionam uma ordem de seu criador.

    Em relação ao texto em geral vou tentar melhorá-lo. Vou também montar O Limbo, um grupo de criaturas que está com a classificação duvidosa para ser discutida, como os Enidas e Árvore Malditas que com a proposta de criaturas vegetais ficaram meio deslocadas e os Grifos que alguns consideram animais e não criaturas místicas.
    #49 Azurius Enviado : 30/03/17 00:11
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pior magia de evocação. Sósia.
    #50 elton10pkn Enviado : 30/03/17 17:51
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acrescentei o Limbo peço que deem suas opiniões sobre as minhas observações, se acharem que alguma criatura deve ser colocada no Limbo basta dizer o nome e o porquê dela ser incluída. Observação:
    Citação:
    O limbo não busca adaptar a concepção das criaturas para encaixa-las em um grupo e sim alterar a concepção do grupo para encaixar a criatura.


    Outra coisa, há duas grandes questões:
  • Criaturas não-naturais (feitas por magia) ou monstros sem poderes mágicos explícitos devem ser considerados Animais ou Criaturas Místicas? Ex.: Grifo e kraken.
  • O que deve definir uma Raça Gigante, peso ou altura? Na característica atual coloquei humanoides maiores que 3,5 (o dobro da altura média humana em Tagmar).
  • #51 Azurius Enviado : 30/03/17 19:43
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:

    Novos Grupos e suas Características


    • Animais
      • Origem: Plano Material.
      • Intelecto: irracional
      • Biologia: Sim
      • Aparência: Bestial
      • Característica chave: Fauna natural de Tagmar; vulneráveis a magias de manipulação animal


      Citação:
      Gostaria de ver criaturas extraplanares nesse grupo


    • Criaturas Vegetais
      • Origem: Plano Material
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Sim
      • Aparência: Vegetal
      • Característica chave: Flora fantástica; vulneráveis ao fogo


      Citação:
      Não adicionaria vulnerabilidades, um pedaço de madeira verde é mais difícil de pegar fogo do que um corpo humano


    • Criaturas Artificiais
      • Origem: feitos a partir de magia
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Não
      • Aparência: vagamente humanoide
      • Característica chave: seres construidos e animados a partir de magia arcana; não possuem alma; imunes a magias de controle mental; resistentes a golpes críticos


      Citação:
      Não limitaria a aparência deles, pra mim seria (Variável)


    • Criaturas de Dartel
      • Origem: desconhecida
      • Intelecto: Racionais
      • Biologia: Sim
      • Aparência: feérica
      • Característica chave: criaturas mágicas reclusas quase exclusivamente a Dartel; ligados a natureza


      Citação:
      =Em Origem eu colocaria Dartel já que são as criaturas de dartel, Intelecto Variável, Aparência Variável, pq por aparência feérica limita os seres que podem ser feitos e introduzidos em dartel, Em caracterísca chave eu não usaria a palavra reclusas, gostam de viver escondidas em dartel. Removeria o ligados a natureza esse é outro fator que limita as novas criações.


    • Criaturas Divinas
      • Origem: Plano Divino
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Variada
      • Aparência: Variada
      • Característica chave: criaturas originadas no Plano Divino


      Citação:
      OK


    • Criaturas Místicas
      • Origem: Plano Material, Astral ou Étereo
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Variada
      • Aparência: Variada
      • Característica chave: monstros ou criaturas de origem mágica que não se encaixam em nenhuma definição


      Citação:
      Eu usaria a racionalidade pra delinear esse grupo e na carcaterística chave eu usaria um possuem capacidades mágicas e poderes especiais


    • Criaturas Infernais
      • Origem: Plano Infernal
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Variado
      • Aparência: Demoníaca
      • Característica chave: criaturas nativa do Plano Infernal; Imunidade ao fogo


      Citação:
      Pq os anjos tem aparência variada e os demonios demoníacas?
      Não diria imunes a fogo pois Demônio menor, corcel demoníaco, diabrete, quimera, entre outros não são imunes a fogo. nunca foi uma característica deste grupo.


    • Criaturas Titânicas
      • Origem: Planos Elementais (Fogo, Água, Terra e Ar)
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Não
      • Aparência: feitos dos elementos que os compõe
      • Característica chave: criaturas feitas a partir da energia titânica bruta; resistência ou imunidade aos elementos que os compõem


      Citação:
      Faltam planos titânicos aqui


    • Dragões
      • Origem: Plano do Fogo
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Sim
      • Aparência: reptiliana
      • Característica chave: criaturas originalmente do plano do fogo que sofreram modificações; imunidade ao elemento de seu hálito


      Citação:
      Dragonete não possuem hálito, Dragão Negro se não me engano não é imune, tem que repensar nessas característica chave


    • Hidras
      • Origem: desconhecido
      • Intelecto: Irracional
      • Biologia: Sim
      • Aparência: reptiliana
      • Característica chave: réptil irracional semelhante aos dragões com múltiplas cabeças


      Citação:
      Esses bichos deveriam virar criaturas selvagens


    • Licantropos
      • Origem: Plano Material
      • Intelecto: Racionais
      • Biologia: Sim
      • Aparência: Humanoide
      • Característica chave: Humanoides com a capacidade de alterar sua forma para a de uma animal


      Citação:
      Ok


    • Mortos-Vivos
      • Origem: Plano Material, Astral ou Etéreo
      • Intelecto: Variado
      • Biologia: Não
      • Aparência: Variado
      • Característica chave: almas desencarnadas ou cadáveres animados; almas manipuladas através de magia; vulneráveis a magias divinas


      Citação:
      Caracteristicas mpodia mudar pra Mortos-Vivos corpóreos ou incorpóreos. Não entendi o pq do vulnerável a magias divinas, todo mundo é vulnerável a magia divina, exceto (esconjuração) mas se vc for pegar isso com exemplo, temos a magia retorno (serve pra elementais).


    • Raças Gigantes
      • Origem: Plano Material
      • Intelecto: Racionais
      • Biologia: Sim
      • Aparência: Humanoide
      • Característica chave: Humanoides com mais de 3,5 m


      Citação:
      Raças gigantes é algo muito amplo, como o nome diz, Raça, poderia ser qualquer raça.


    • Raças Humanoides
      • Origem: Plano Material
      • Intelecto: Racionais
      • Biologia: Sim
      • Aparência: Humanoide
      • Característica chave: Humanoides padrão; sem habilidades mágicas inatas


    Citação:
    ok


    O Limbo


    O limbo busca juntar criaturas com classificação incerta ou que estejam em conflito com os grupos propostos, cada criatura deve ter um motivo razoável para estar neste grupo. O limbo não busca adaptar a concepção das criaturas para encaixa-las em um grupo e sim alterar a concepção do grupo para encaixar a criatura.

    Enidas - possuem características suficientes para serem considerados uma Criatura Vegetal, porém hoje são consideradas Criaturas de Dartel.
    Grifo/Hipogrifo/Hipocampus - seu aspecto bestial e irracionalidade podem classifica-lo com um animal, porém sua origem provavelmente mágica o incluem nas Criaturas Místicas.

    Citação:
    Eles podem ter sido criado por magia e terem biologia, como é claramente o caso do Cerberus, talvez uma revisão nos textos das criaturas termine esse ajuste no grupo dos animais. Foi exatamente por isso que eu sugeri o grupo de Animais Místicos


    Árvore Maldita - possuem características semelhantes há mortos-vivos (alma de mortos manipulada) e Criaturas Vegetais, mas hoje são consideradas Criaturas Artificiais. Elas provavelmente se reproduzem pois produzem sementes.

    Citação:
    Então você tem duas opções, Criaturas Místicas ou O esquema de duas classificações que o samuel falou


    Brutamontes - fusão entre humanos e criaturas, possuem alma diferentemente das outras Criaturas Artificiais.

    Citação:
    Reorganize a definição e eles podem caber no grupo


    Dríades - [a adaptação dessa criatura para Tagmar foi feita por mim, elton10pkn, na minha concepção elas são um tipo de fada, então as vejo como Criaturas de Dartel] (Devorador Astral Feito por mim, na minha concepção é criatura selvagem extraplanar) rs

    Fera dos Mangues - monstro sem natureza explicitamente mágica.

    Citação:
    Retrabalhar o texto pra encaixar em um grupo


    Kraken - vide Fera dos Mangues.

    Citação:
    Me parece animal selvagem


    Falcão Negro - pela concepção podem habitar o Plano Celestial, então poderiam ser consideradas Criaturas Divinas.

    É um sacerdote transformado em falcão e parece um bicho único, ta me parecendo muito deslocado no livro de criaturas isso aqui.

    Dragoniano - deve continuar sendo incluído no grupo Dragões.
    Salamandra - vide Dragoniano.
    Dragonete - vide Dragoniano.
    Sombras - na magia Sombras (ela não pertence a nenhum colégio) são referidas como Criaturas Infernais, mas no hoje são consideradas mortos-vivos.

    Citação:
    Sombras no tagmar 1 eram evocados por ilusionistas e necromantes esse bicho é um morto-vivo


    Bem é isso, espero ter ajudado.
    #52 Fábio_CM Enviado : 30/03/17 21:48
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn, a discussão está boa. Vejo que teremos um livro bem mais fácil de organizar quando a tarefa estiver concluída. Vamos a algumas observações.

    Primeiramente, gostaria de reforçar que não estamos criando grupos para colocar criaturas que ainda serão criadas (ou seja, grupos vazios). Isso será assunto para o futuro. Esta tarefa servirá para reclassificar apenas as criaturas que já existem, como o elton está fazendo. No entanto, lembrem-se que todas as criaturas sofrerão revisão para o Tagmar 2.4. Logo, é possível que algum pequeno ajuste venha a ser realizado para adequar uma criatura que obviamente pertença a um grupo.

    Assim, a imunidade ao fogo dos demônios (se for adequado) poderá ser atribuída como uma característica geral do grupo e criaturas que sejam explicitamente pertencentes a este grupo receberão os benefícios no momento da revisão. Da mesma forma, uma criatura mística que não tenha sua origem claramente definida deverá tê-la depois da revisão. Digo isso porque será impossível enquadrar todas as criaturas, uma vez que até hoje não existiu uma diretriz para orientar os criadores de como atribuir detalhes para determinado grupo. O importante hoje é analisar o que é maioria.

    Azurius escreveu:
    Gostaria de ver criaturas extraplanares nesse grupo

    Azurius, há espaço para criaturas extraplanares como Criaturas Infernais, Celestiais, Místicas e Titânicas. Animais são oriundos naturalmente do plano material e criados pelos deuses (geralmente Maira ou Ganis). Essa questão de criadas pelos deuses pode, inclusive, entrar na origem dos animais: Inseridos no plano material pelos deuses.

    Citação:
  • Criaturas Místicas
    Origem: Plano Material, Astral ou Étereo
    Intelecto: Variado
    Biologia: Variada
    Aparência: Variada
    Característica chave: monstros ou criaturas de origem mágica que não se encaixam em nenhuma definição

  • elton, avalie se colocar a seguinte origem para estas criaturas seria adequado:
    Plano Etéreo, Astral ou, ainda, criadas ou modificadas por entidades diferentes de deuses ou demônios que habitam ou habitavam o plano material.
    E como característica chave: Monstros e criaturas de origem extraplanar ou criadas/alteradas por magia arcana ancestral duradoura no plano material, desde que não enquadrada em outro grupo. Geralmente já estão integrados à fauna natural.
    Por que isso? Porque as criaturas místicas são frequentemente experiências mágicas feitas por feiticeiros muito poderosos (talvez há muito tempo atrás), ou extraplanares.

    elton10pkn escreveu:
    Criaturas não-naturais (feitas por magia) ou monstros sem poderes mágicos explícitos devem ser considerados Animais ou Criaturas Místicas? Ex.: Grifo e kraken.

    Com base nestas duas sugestões acima, eu classificaria grifos e hipogrifos como criaturas místicas, mas o Kraken como animal selvagem, assim como uma Fera dos Mangues e até o Leviatã.

    elton10pkn escreveu:
    O que deve definir uma Raça Gigante, peso ou altura? Na característica atual coloquei humanoides maiores que 3,5 (o dobro da altura média humana em Tagmar).

    Imagino que as dimensões (altura, largura ou comprimento) sejam mais importantes para definir o que é gigante ou não.

    Azurius escreveu:
    Raças gigantes é algo muito amplo, como o nome diz, Raça, poderia ser qualquer raça.

    É que animais também podem ser gigantes. As raças gigantes são humanoides.

    Azurius escreveu:
    Criaturas Artificiais
    Não limitaria a aparência deles, pra mim seria (Variável)

    Hoje existe alguma criatura artificial que não seja pelo menos vagamente humanoide?

    Azurius escreveu:
    Esses bichos deveriam virar criaturas selvagens

    Hidras são diferentes porque tem origem extraplanar. Eu tinha certeza que elas regeneravam as cabeças, mas acho que estava confundindo com as hidras lendárias.

    Os mortos vivos são criados por karma infernal (o karma que os necromantes manipulam).

    Ah! E duas classificações não acho que seja uma boa ideia. Vai dificultar que atribuamos características específicas a um grupo.
    #53 Azurius Enviado : 30/03/17 22:02
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Marcelo_Rodrigues escreveu:
    Eu não recomendo Animais misticos. Isto vai gerar problemas de interpretação das magias de rastreador. Tem muita referencia a "animais".

    Se preferirem que dividam as Criaturas misticas em Irracionais e Racionais.



    Fazer isso é andar em circulo marcelo.
    #54 elton10pkn Enviado : 30/03/17 22:49
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Opa, avaliações completas.

    Azurius.

    Citação:
    Gostaria de ver criaturas extraplanares nesse grupo

    Concordo com o Fábio em relação aos Animais. Eu sinceramente não consigo entender a ideia de animal de outro plano. Nem porque um Rastreador poderia controlar um Devorador Astral. A origem do poder de um Rastreador é a natureza, um Devorador Astral é um alienígena. Sim, é uma questão subjetiva e vária para cada um, mas se vamos oficializar algo deve ser o mais generalista possível.
    Seres fantásticos são raros e sempre vistos com desconfiança em Tagmar. Para mim Rastreadores não gostam de nada do que não é natural, principalmente de outros planos.
    Citação:
    Não adicionaria vulnerabilidades, um pedaço de madeira verde é mais difícil de pegar fogo do que um corpo humano

    Ok, esse grupo é novo e tem que ser adequado.
    Citação:
    Dragonete não possuem hálito, Dragão Negro se não me engano não é imune, tem que repensar nessas característica chave

    Livro das Criaturas escreveu:
    Note que, como todos os dragões, são imunes aos efeitos de elementos que compõem seus hálitos encantados, eles podem usar os mesmos sobre si sem medo de se ferirem.

    Isso é um pedaço do texto introdutório dos Dragões Imperiais. Foi por isso criei o dei o nome do subgrupo de "Dragões de Essência", porque todos eles têm uma essência interna. A origem do seu poder.
    Em relação aos Dragonetes vou colocar nas características chave "se possuírem hálito são imunes a este elemento"
    Citação:
    É um sacerdote transformado em falcão e parece um bicho único, ta me parecendo muito deslocado no livro de criaturas isso aqui.

    Por mim vira Criatura Celestial, as Infernais têm um monte de outros além dos Demônios e os Celestiais até hoje só são os Enviados.

    Citação:
    Em Origem eu colocaria Dartel já que são as criaturas de dartel, Intelecto Variável, Aparência Variável, pq por aparência feérica limita os seres que podem ser feitos e introduzidos em dartel, Em caracterísca chave eu não usaria a palavra reclusas, gostam de viver escondidas em dartel. Removeria o ligados a natureza esse é outro fator que limita as novas criações.

    As criaturas de Dartel são um caso a parte, ela faz parte dos mistérios de Tagmar por isso coloquei "Desconhecido". Embora seja meio óbvio que lá é o reino das fadas, ou algo do tipo.

    Fábio.
    Citação:
    Assim, a imunidade ao fogo dos demônios (se for adequado) poderá ser atribuída como uma característica geral do grupo e criaturas que sejam explicitamente pertencentes a este grupo receberão os benefícios no momento da revisão.

    Ok, acho que as Criaturas Celestiais podem ter imunidade a Luz e qualquer tipo de Controle Mental.
    Citação:
    Digo isso porque será impossível enquadrar todas as criaturas, uma vez que até hoje não existiu uma diretriz para orientar os criadores de como atribuir detalhes para determinado grupo.

    Isso é algo que pode ser feito. Evitaria muitos problemas de classificação futuros e pode ser incluído no capitulo Regras para Criação de Criaturas. Já que as ficha das características não vão entrar no texto introdutório elas podem ir para lá.
    Citação:
    Com base nestas duas sugestões acima, eu classificaria grifos e hipogrifos como criaturas místicas, mas o Kraken como animal selvagem, assim como uma Fera dos Mangues e até o Leviatã.

    Leviatãs são racionais e podem fazer magias.

    Para agradar a gregos e troianos, quanto for criados os subgrupos proponho criar o subgrupo "Monstros" para as Criaturas Místicas, onde pode estar escrito "alguns são domesticáveis e podem ser usados como parceiros animais, outros são abominações naturais..." algo bem vago, cada um interpreta como quiser.
    #55 elton10pkn Enviado : 02/04/17 00:28
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Texto alterado
    Fiz alterações nas características seguindo as sugestões dadas. Recoloquei os nomes das criaturas na seção "Criaturas por Grupos" para ser discutido onde elas vão ficar. Os grupo que estão com [OK] são os que eu acho que não há discordância em relação a eles e os nomes que estão em laranja são as criaturas movidas.
    #56 Azurius Enviado : 02/04/17 10:40
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio.
    Citação:
    Assim, a imunidade ao fogo dos demônios (se for adequado) poderá ser atribuída como uma característica geral do grupo e criaturas que sejam explicitamente pertencentes a este grupo receberão os benefícios no momento da revisão.

    Elton Ok, acho que as Criaturas Celestiais podem ter imunidade a Luz e qualquer tipo de Controle Mental.

    Vai começar a ter macete, eu já maceto jogar com demônio tendo imunidade a fogo, imagina só enviado com imunidade a luz e controle mental.
    Partiu dar Manipulação de Luz e bater na física das crianças kkkkkkk
    #57 Fábio_CM Enviado : 02/04/17 12:52
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Azurius escreveu:
    Vai começar a ter macete, eu já maceto jogar com demônio tendo imunidade a fogo, imagina só enviado com imunidade a luz e controle mental.
    Partiu dar Manipulação de Luz e bater na física das crianças kkkkkkk

    Azurius, como isso seria possível? Tudo que manipulação de luz é capaz de fazer é cegar, mas um oponente cego não é motivo para provocar dano direto na EF. Isso está claro no manual de regras.
    #58 Fábio_CM Enviado : 02/04/17 22:45
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton, os licantropos tem a capacidade de se regenerar rapidamente. Acho que isso pode ir para a característica chave do grupo.

    Não entendi direito qual a ideia do Limbo. As criatura ali estão para serem classificadas ou o Limbo é para ser um grupo próprio??
    #59 elton10pkn Enviado : 02/04/17 23:35
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    elton, os licantropos tem a capacidade de se regenerar rapidamente. Acho que isso pode ir para a característica chave do grupo.

    Não entendi direito qual a ideia do Limbo. As criatura ali estão para serem classificadas ou o Limbo é para ser um grupo próprio??

    Não, o limbo não é um grupo próprio, esqueci de colocar este detalhe d'oh! A ideia é para elas serem classificadas. Editei o limbo e retirei algumas criaturas que o problema já foi resolvido.
    ***********************
    Atualmente estas criaturas precisam de uma classificação:
    Leia o resto do texto...
    Enidas - possuem características suficientes para serem considerados uma Criatura Vegetal, porém hoje são consideradas Criaturas de Dartel.
    Árvore Maldita - possuem características semelhantes há mortos-vivos (alma de mortos manipulada) e Criaturas Vegetais, mas hoje são consideradas Criaturas Artificiais. Elas provavelmente se reproduzem pois produzem sementes.
    Brutamontes - fusão entre humanos e criaturas, possuem alma diferentemente das outras Criaturas Artificiais.
    Fera dos Mangues/Kraken - monstro sem natureza explicitamente mágica.
    Falcão Negro/Falcão Celestial - pela concepção podem habitar o Plano Celestial, então poderiam ser consideradas Criaturas Divinas?
    Dragoniano/Salamandra/Dragonete/Tartaruga-Dragão - deve continuar sendo incluído no grupo Dragões.


    Alguns comentários:
    Enidas - não há uma definição clara do que é uma Criatura de Dartel já que é um dos mistérios de Tagmar, então vou considerar que ele é o grupo das fadas, semelhantes a dos outros sistemas. Quando os Enidas forem revisados sugiro haver um referência de que muitos deles se refugiam em Dartel, mesmo não sendo nativos de lá.
    Árvore Maldita - o texto deixa claro que foram criados pela Seita, mas não se elas podem se reproduzir, já que se puderem se reproduzir não são mais Artificiais no sentido de não terem alma própria.
    Dragoniano/Salamandra/Dragonete/Tartaruga-Dragão - os dragonianos, pricipalmente, estão deslocados já que são humanos transformados e estéreis. Queria poder classifica-los como Raça Humanoide, mas eles também ficam deslocados.
    #60 Fábio_CM Enviado : 03/04/17 12:58
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Dragoniano/Salamandra/Dragonete/Tartaruga-Dragão - os dragonianos, pricipalmente, estão deslocados já que são humanos transformados e estéreis. Queria poder classifica-los como Raça Humanoide, mas eles também ficam deslocados.

    Apesar do nome, os Dragonianos tem todas as características de uma criatura mística: foram criados por magia no plano material e possuem vontade própria.

    E acho que sua observação para as Enidas é boa: são criaturas vegetais aceitas em Dartel.
    #61 samuel.azevedo Enviado : 03/04/17 13:01
    Jogador: samuel.azevedo
    EF:
    EH:
    Karma:
    Coloque um dragoniano ao lado das raças das terras selvagens e ele não será tão deslocado assim de raças humanóides.
    #62 Fábio_CM Enviado : 03/04/17 13:03
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Você precisaria adequar o que são criaturas humanoides para enquadrar os Dragonianos. Eles poderiam ser raças humanoides se as raças humanoides aceitarem criaturas com dons mágicos inatos (como o hálito dos dragonianos).
    #63 elton10pkn Enviado : 04/04/17 01:39
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Acomodei os Dragonianos nas Criaturas Místicas, não pelo fato de possuírem Hálito Congelante, mas porque eles não se reproduzem de forma natural. Eles são um caso parecido com os Pazuzu, Feratus, Centauros e Bestiais que são humanos transmutados, embora estes possam se reproduzir e só os bestiais são considerados humanoides. Não sei se os Pazuzus, Feratus e Centauros podem ser considerados humanoides, mas eles se encaixariam no grupo Raças Selvagens. O motivo de eu ter sugerido o termo humanoide era para futuramente ser incluído modelos padrões de humanos, elfos etc. Então vocês acham que deve continuar o grupo Raças Humanoides ou deve voltar para Selvagens (para comportar os humanos transmutados)? Modelos para raças humanoides podem ser inclusos em um capitulo a parte só com estatísticas, afinal não faz sentido terem textos descritivos, sinto muita falta disso nos Elfos Sombrios que até hoje não tem atributos definidos, o que p coordenador acha?

    Isso é uma das ultimas coisas que faltam, porque sinto que estou começando a andar em círculos.
    #64 Azurius Enviado : 04/04/17 09:01
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    elton10pkn escreveu:
    Dragoniano/Salamandra/Dragonete/Tartaruga-Dragão - os dragonianos, pricipalmente, estão deslocados já que são humanos transformados e estéreis. Queria poder classifica-los como Raça Humanoide, mas eles também ficam deslocados.

    Apesar do nome, os Dragonianos tem todas as características de uma criatura mística: foram criados por magia no plano material e possuem vontade própria.

    E acho que sua observação para as Enidas é boa: são criaturas vegetais aceitas em Dartel.


    Foi esse ponto que o elton levantou outrora. Vai terminar que tudo vai parar no grupo de criaturas místicas.

    Até o momento, não consigo ver melhora satisfatório ou mudança significativa. Triste
    #65 Azurius Enviado : 04/04/17 09:03
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Acomodei os Dragonianos nas Criaturas Místicas, não pelo fato de possuírem Hálito Congelante, mas porque eles não se reproduzem de forma natural. Eles são um caso parecido com os Pazuzu, Feratus, Centauros e Bestiais que são humanos transmutados, embora estes possam se reproduzir e só os bestiais são considerados humanoides. Não sei se os Pazuzus, Feratus e Centauros podem ser considerados humanoides, mas eles se encaixariam no grupo Raças Selvagens. O motivo de eu ter sugerido o termo humanoide era para futuramente ser incluído modelos padrões de humanos, elfos etc. Então vocês acham que deve continuar o grupo Raças Humanoides ou deve voltar para Selvagens (para comportar os humanos transmutados)? Modelos para raças humanoides podem ser inclusos em um capitulo a parte só com estatísticas, afinal não faz sentido terem textos descritivos, sinto muita falta disso nos Elfos Sombrios que até hoje não tem atributos definidos, o que p coordenador acha?

    Isso é uma das ultimas coisas que faltam, porque sinto que estou começando a andar em círculos.


    Raças selvagens te dá uma amplidão maior do que você pode ter no seu grupo.
    #66 Fábio_CM Enviado : 04/04/17 18:40
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    O motivo de eu ter sugerido o termo humanoide era para futuramente ser incluído modelos padrões de humanos, elfos etc. Então vocês acham que deve continuar o grupo Raças Humanoides ou deve voltar para Selvagens (para comportar os humanos transmutados)?

    Eu prefiro manter raças humanoides, mas não vejo grande prejuízo em selvagens. O termo raças humanoides aceitaria modelos de humanos, elfos e etc. além de acomodarem algumas raças de hoje, e também poderiam servir para criarmos fichas do tipo "bandido", "soldado verrogari", "mago portisar", etc, que hoje não teriam classificação.

    elton10pkn escreveu:
    Modelos para raças humanoides podem ser inclusos em um capitulo a parte só com estatísticas, afinal não faz sentido terem textos descritivos, sinto muita falta disso nos Elfos Sombrios que até hoje não tem atributos definidos, o que p coordenador acha?

    Usar um capítulo de "soca-soca" para os modelos é uma alternativa, mas nem todos seriam tão auto-explicativos que não precisariam de uma introdução, nem que curta.

    Anunciei que esta parte da tarefa está pronta para votar.
    #67 Rywv Enviado : 04/04/17 21:51
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    Reparei que desistiram de criar um grupo de animais misticos/exoticos para os grifos,hipogrifos e pegasus e para futuras criaturas do tipo. Os grifos e hipogrifos tem em sua descrição a sua possivel origem magica, sendo assim acho que mtos não concordariam(infelizmente) com a transferencia desses para o grupo de animais, mas o pegasus em momento algum em seu texto da a entender que ele é uma criatura magica alem de não ter nenhuma habilidade magia, logo acredito que pelo menos ele poderia ir pro grupo de animais, criando um grupo para ele ou simplesmente introduzindo ele no grupo de animais selvagens, isso permitiria criação de novas criaturas que não deveria ficar em criaturas misticas mas que por algum "preconceito" poderiam ser forçados a ir para esse grupo.

    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #68 Fábio_CM Enviado : 04/04/17 22:07
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    (...)mas o pegasus em momento algum em seu texto da a entender que ele é uma criatura magica alem de não ter nenhuma habilidade magia, logo acredito que pelo menos ele poderia ir pro grupo de animais

    Realmente, não vi nada no pégasus que o impeça de ser um animal (tirando o fato de que aquelas asinhas nunca iriam erguer um cavalo... mas tudo bem).
    #69 elton10pkn Enviado : 04/04/17 23:18
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    Reparei que desistiram de criar um grupo de animais misticos/exoticos para os grifos,hipogrifos e pegasus e para futuras criaturas do tipo. Os grifos e hipogrifos tem em sua descrição a sua possivel origem magica, sendo assim acho que mtos não concordariam(infelizmente) com a transferencia desses para o grupo de animais, mas o pegasus em momento algum em seu texto da a entender que ele é uma criatura magica alem de não ter nenhuma habilidade magia, logo acredito que pelo menos ele poderia ir pro grupo de animais, criando um grupo para ele ou simplesmente introduzindo ele no grupo de animais selvagens, isso permitiria criação de novas criaturas que não deveria ficar em criaturas misticas mas que por algum "preconceito" poderiam ser forçados a ir para esse grupo.


    Bem, eu não desisti, a tarefa está em reta final, mas algumas coisas ainda podem ser ajustadas, por exemplo os subgrupos. O problema é que há uma linha tênue entre criatura mística e animal místico, por isso não coloquei. Um subgrupo de Animais Exóticos seria mais adequado, este grupo poderia incluir os animais híbridos, sempre achei isto legal, quem assistiu avatar: a lenda de Aang sabe do que eu estou falando, lêmure-morcego, cão-urso-polar etc dão um caráter único a qualquer mundo. Sem falar do Urso-coruja.
    E aí o que acham desta ideia? Este subgrupo contaria atualmente com as seguintes criaturas:
    • Pégaus
    • grifo
    • hipogrifo
    • besta das dunas

    Citação:
    Realmente, não vi nada no pégasus que o impeça de ser um animal (tirando o fato de que aquelas asinhas nunca iriam erguer um cavalo... mas tudo bem).

    Quem se importa, né? kkk Já não basta o nosso mundo não ter magia.
    #70 Azurius Enviado : 05/04/17 00:24
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Você não poderia ter usado um termo melhor que tênue. Nessa linha tem animal pra um lado e criatura pra outro, inclusive você encaixou um grupo muito similar que são os Animais sombrios. Esse grupo poderia fazer parte do Animais Místicos, pois ele parece um subgrupo desse grupo.
    Era dessas coisas que eu estava falando desde o começo.

    #71 Rywv Enviado : 05/04/17 00:28
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Rywv escreveu:
    Reparei que desistiram de criar um grupo de animais misticos/exoticos para os grifos,hipogrifos e pegasus e para futuras criaturas do tipo. Os grifos e hipogrifos tem em sua descrição a sua possivel origem magica, sendo assim acho que mtos não concordariam(infelizmente) com a transferencia desses para o grupo de animais, mas o pegasus em momento algum em seu texto da a entender que ele é uma criatura magica alem de não ter nenhuma habilidade magia, logo acredito que pelo menos ele poderia ir pro grupo de animais, criando um grupo para ele ou simplesmente introduzindo ele no grupo de animais selvagens, isso permitiria criação de novas criaturas que não deveria ficar em criaturas misticas mas que por algum "preconceito" poderiam ser forçados a ir para esse grupo.


    Bem, eu não desisti, a tarefa está em reta final, mas algumas coisas ainda podem ser ajustadas, por exemplo os subgrupos. O problema é que há uma linha tênue entre criatura mística e animal místico, por isso não coloquei. Um subgrupo de Animais Exóticos seria mais adequado, este grupo poderia incluir os animais híbridos, sempre achei isto legal, quem assistiu avatar: a lenda de Aang sabe do que eu estou falando, lêmure-morcego, cão-urso-polar etc dão um caráter único a qualquer mundo. Sem falar do Urso-coruja.
    E aí o que acham desta ideia? Este subgrupo contaria atualmente com as seguintes criaturas:
    • Pégaus
    • grifo
    • hipogrifo
    • besta das dunas

    Citação:
    Realmente, não vi nada no pégasus que o impeça de ser um animal (tirando o fato de que aquelas asinhas nunca iriam erguer um cavalo... mas tudo bem).

    Quem se importa, né? kkk Já não basta o nosso mundo não ter magia.

    Eu acredito que ficaria bom, e apoio a ideia com todo meu coração.

    Obs.: Eu sou louco pra fazer o Urso-coruja e ja até comentei com o Fabio sobre a possibilidade de cria-lo.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #72 Fábio_CM Enviado : 05/04/17 00:34
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    E aí o que acham desta ideia? Este subgrupo contaria atualmente com as seguintes criaturas:
    • Pégaus
    • grifo
    • hipogrifo
    • besta das dunas

    Quais seriam as características desse grupo? Mais importante, quais as limitações das criaturas dele?
    #73 Rywv Enviado : 05/04/17 00:43
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    elton10pkn escreveu:
    E aí o que acham desta ideia? Este subgrupo contaria atualmente com as seguintes criaturas:
    • Pégaus
    • grifo
    • hipogrifo
    • besta das dunas

    Quais seriam as características desse grupo? Mais importante, quais as limitações das criaturas dele?

    São animais com aparencias exoticas, que não se enquadram no grupo selvagem.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #74 Marcelo_Rodrigues Enviado : 05/04/17 07:35
    Jogador: Marcelo_Rodrigues
    EF:
    EH:
    Karma:


    Mais uma coisa: "Novos grupos de criaturas e suas características" animais não seria melhor já separa-los nos subgrupos?
    #75 Azurius Enviado : 05/04/17 09:51
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    O único problema de dividir em subgrupos é que vc termina usando o comportamento/estilo de vida da criatura (no caso de selvagem) e por aí vaí.

    E não o fato de serem Animais por exemplo.

    A divisão por subgrupos é válida, mas a classificação deve ser uma coisa geral e não por subgrupo.

    Se não daqui a pouco o subgrupo vai ter a mesma importância que o grupo.

    Ex:

    Animais é equivalente a Mortos-vivos

    Mas animais selvagens não seria equivalente.

    É sempre importante trabalhar com as grandezas certas fazendo comparativos entre elas e não comparar por exemplo um humano a um Deus.

    Espero ter sido claro na minha colocação. Rs (to meio embolado com os meus pensamentos hj).
    #76 Fábio_CM Enviado : 05/04/17 10:10
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Azurius escreveu:
    Espero ter sido claro na minha colocação.

    Não muito Think

    Mas então, pela divisão que o elton fez, os subgrupos terão as mesmas características básicas dos grupos maiores. As diferenças devem ser basicamente de comportamento ou de características física. Animais domésticos são mais fáceis de lidar com habilidades como lidar com animais. Animais gigantes são gigantes. Pseudodragões não tem aquele formato dragoniano típico nem a inteligência dos dragões. Elementais são formados dos elementos puros, paraelementais não. Os detalhes ele deve acrescentar depois na tarefa dos textos, mas eu gostei da divisão que ele fez até aqui.

    Em termos de apresentação no criaturas online não haverão subgrupos. Imagino que lá deverá aparecer tipo: pseudodragão, elementais, paraelemental, etc. No entanto, o subgrupo pseudodragão segue todas as regras do grupo geral dragão, mais as especificidades do pseudodragão. Isso estará mais claro no texto de apresentação.
    #77 elton10pkn Enviado : 05/04/17 15:51
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Editei o texto, nesta versão há as características dos subgrupos. Não coloquei os Animais Exóticos, mas encontrei um problema que pode ajudar na criação deste subgrupo. Eu não consegui definir de maneira satisfatória os Animais Gigantes, a definição que quero colocar é: "versões gigantes de animais selvagens encontrados naturalmente na natureza", o problema são os Vermes do deserto e de gelo, eles ficam deslocados já que não há versão menor deles. Um erro que achei é que a inteligência dos vermes de gelo que esta 1.
    Se for aceita a ideia de animais exóticos os Vermes poderiam ser movidos para este grupo.
    Fábio_CM escreveu:
    Quais seriam as características desse grupo? Mais importante, quais as limitações das criaturas dele?

    Como todos os animais, eles seriam vulneráveis a magia dos rastreadores, mas estas criaturas não podem usar magia, podem ter sidos criadas por magia, porém não a usam.
    Azurius escreveu:
    Espero ter sido claro na minha colocação.

    Eu entendi o que você quis dizer, e como Fábio disse todos os subgrupos terão as mesmas características do grupo, porém com alguns detalhes. Os Animais Sombrios, por exemplo, não usam magia, mas uma característica que quero padronizar neles é a presença de Aura. Isso aumentaria sua RM e por consequência a dificuldade de controla-los. Outra característica que pode ser incluída neste subgrupo é que devido ao karma infernal quem se liga misticamente com eles pode começar a sofrer influencia infernal.

    Uma característica chave que proponho a todos os animais é - podem ser controlados magicamente por rastreadores, porém para isso devem ter algumas características: devem ser nativos do plano material, devem estar integrados a natureza e não podem usar magia (podem ter efeitos similares a magia com no máximo seu nível de Aura). Isso excluiria os cerberos pois seu Uivo Aterrador é semelhante a duas magias de nível 8 e as Feras das Sombras que possuem um efeito semelhante a transporte dimensional 7, mas permitiria outras criaturas como Pegasus, grifos e afins.
    -------------------------------------
    #78 Azurius Enviado : 05/04/17 16:04
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Animais sombrios vai ter habilidades naturais?
    #79 Fábio_CM Enviado : 05/04/17 16:27
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    A inteligência dos vermes está claramente mal colocada. Eles são irracionais.

    Mesmo assim, um grupo de animais exóticos o comportariam devido ao seu hálito ácido.

    elton10pkn escreveu:
    Como todos os animais, eles seriam vulneráveis a magia dos rastreadores, mas estas criaturas não podem usar magia, podem ter sidos criadas por magia, porém não a usam.

    É razoável. Então seriam criaturas originadas no plano material, necessariamente integradas a fauna, irracionais, sem acesso a magias e eventualmente com alguma capacidade excepcional, como um hálito encantado, o voo de um pégaso e de um grifo, etc.

    elton10pkn escreveu:
    Uma característica chave que proponho a todos os animais é - podem ser controlados magicamente por rastreadores, porém para isso devem ter algumas características: devem ser nativos do plano material, devem estar integrados a natureza e não podem usar magia (podem ter efeitos similares a magia com no máximo seu nível de Aura). Isso excluiria os cerberos pois seu Uivo Aterrador é semelhante a duas magias de nível 8 e as Feras das Sombras que possuem um efeito semelhante a transporte dimensional 7, mas permitiria outras criaturas como Pegasus, grifos e afins.

    Ok.
    #80 Azurius Enviado : 05/04/17 18:51
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    A inteligência dos vermes está claramente mal colocada. Eles são irracionais.

    Mesmo assim, um grupo de animais exóticos o comportariam devido ao seu hálito ácido.

    elton10pkn escreveu:
    Como todos os animais, eles seriam vulneráveis a magia dos rastreadores, mas estas criaturas não podem usar magia, podem ter sidos criadas por magia, porém não a usam.

    É razoável. Então seriam criaturas originadas no plano material, necessariamente integradas a fauna, irracionais, sem acesso a magias e eventualmente com alguma capacidade excepcional, como um hálito encantado, o voo de um pégaso e de um grifo, etc.

    elton10pkn escreveu:
    Uma característica chave que proponho a todos os animais é - podem ser controlados magicamente por rastreadores, porém para isso devem ter algumas características: devem ser nativos do plano material, devem estar integrados a natureza e não podem usar magia (podem ter efeitos similares a magia com no máximo seu nível de Aura). Isso excluiria os cerberos pois seu Uivo Aterrador é semelhante a duas magias de nível 8 e as Feras das Sombras que possuem um efeito semelhante a transporte dimensional 7, mas permitiria outras criaturas como Pegasus, grifos e afins.

    Ok.



    O grupo de animais exóticos deveria comportar habilidades naturais já que vai comportar hálitos.
    #81 Fábio_CM Enviado : 05/04/17 19:23
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Todas as habilidades dos animais são naturais.

    Seus poderes especiais são mundanos. Os exóticos podem possuir algo mistico, desde que inato e que simule um efeito natural (como o voo do grifo).
    #82 Rywv Enviado : 05/04/17 21:01
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:

    Uma característica chave que proponho a todos os animais é - podem ser controlados magicamente por rastreadores, porém para isso devem ter algumas características: devem ser nativos do plano material, devem estar integrados a natureza e não podem usar magia (podem ter efeitos similares a magia com no máximo seu nível de Aura). Isso excluiria os cerberos pois seu Uivo Aterrador é semelhante a duas magias de nível 8 e as Feras das Sombras que possuem um efeito semelhante a transporte dimensional 7, mas permitiria outras criaturas como Pegasus, grifos e afins.

    Essa parada de limitar as habilidades naturais similares a magias pela aura não me parece uma boa jogada.

    O cerberus realmente não tem pq ser um animal, pós ele não é um animal alterado por magia e sim uma besta divina que foi punida. Ja a Feras das Sombras, bom, de certa forma ele não tem nada que impeça ele de entrar nesse grupo. Ele é um animal selvagem que sofreu uma mutação magica que concedeu a habilidade de viajar nas sombras, a questão é que essa habilidade é mto poderosa, se for feito um pequeno ajuste na criatura não vejo problema dele entrar nesse grupo.

    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #83 Rywv Enviado : 05/04/17 21:07
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fábio_CM escreveu:
    Todas as habilidades dos animais são naturais.

    Seus poderes especiais são mundanos. Os exóticos podem possuir algo mistico, desde que inato e que simule um efeito natural (como o voo do grifo).

    Pw fabio, o voo de grifo nao pode ser considerado um poder especial, se não o voo de um passaro tbm deveria ser considerado um poder especial.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #84 Azurius Enviado : 05/04/17 22:20
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    elton10pkn escreveu:

    Uma característica chave que proponho a todos os animais é - podem ser controlados magicamente por rastreadores, porém para isso devem ter algumas características: devem ser nativos do plano material, devem estar integrados a natureza e não podem usar magia (podem ter efeitos similares a magia com no máximo seu nível de Aura). Isso excluiria os cerberos pois seu Uivo Aterrador é semelhante a duas magias de nível 8 e as Feras das Sombras que possuem um efeito semelhante a transporte dimensional 7, mas permitiria outras criaturas como Pegasus, grifos e afins.

    Essa parada de limitar as habilidades naturais similares a magias pela aura não me parece uma boa jogada.

    O cerberus realmente não tem pq ser um animal, pós ele não é um animal alterado por magia e sim uma besta divina que foi punida. Ja a Feras das Sombras, bom, de certa forma ele não tem nada que impeça ele de entrar nesse grupo. Ele é um animal selvagem que sofreu uma mutação magica que concedeu a habilidade de viajar nas sombras, a questão é que essa habilidade é mto poderosa, se for feito um pequeno ajuste na criatura não vejo problema dele entrar nesse grupo.



    Concordo com Rywv, era disso que eu falava desde o começo.

    A definição da tarefa que foi votada deveria ser:

    Capacidades - Todas as capacidades podem ter o mesmo potêncial e são elas:
    *Habilidade Natural: Habilidade inata da criatura e ocorre de forma biológica.
    *Magia: Consta descrita no livro de magias
    *Poder Especial: Descrição inventada que funciona como uma magia e ocorre de forma mística.
    #85 Fábio_CM Enviado : 05/04/17 22:54
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    Pw fabio, o voo de grifo nao pode ser considerado um poder especial, se não o voo de um passaro tbm deveria ser considerado um poder especial.

    Fisicamente nem o grifo, nem o hipogrifo, nem o pegaso devem ser capazes de voar. Eles são muito pesados e sem aerodinâmica. Por isso a capacidade de voo deles pode ser consideradas um poder especial.

    Não estou dizendo que precisamos considerar que é magia, mas é o que faz deles fantasioso.
    #86 elton10pkn Enviado : 05/04/17 23:33
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Editei o texto, agora com os animais exóticos. Em relação aos questionamentos do Rywv e do Azurius, bem, sei que a forma atual não agrada todo mundo, o Azurius quer dar companheiros animais mais fortes aos Rastreadores, o Rywv, já percebi que ele gosta da Feras das Sombras kkk. O quero dizer é, como já disse várias vezes, há uma linha muito tênue entre natural e "parece natural" num mundo onde a magia existe. O que estou tentando fazer é determinar um padrão, algo fixo, em ciências exatas seria um axioma, uma premissa que não precisa ser a verdade absoluta, mas que tem que ser aceita como tal para que possamos demonstrar algo a partir dela. Não vai agradar todo mundo, porém é necessário.
    Os Grifos que, por exemplo, em nosso mundo mesmo que os cientistas conseguissem misturar uma águia e um leão seria provavelmente impossível dele alçar voo, seja pelo peso, falta de aerodinâmica ou a envergadura da asa. Estamos considerando isso? Prefiro considerar que não. Em Tagmar o grifo voa, porque o grifo voa; dá mesma forma que lá a magia existe e ninguém nega isso.
    O "axioma" dos animais seria que eles fazem parte da natureza, estão integrados a ela ou seja possuem um nicho ecológico. Em termo ingame eles seriam os filhos de Maira ou Ganis, até os adotivos. Mesmo com todo o meu esforço ainda há falhas como o Corcel de Fogo, que basicamente são animais, porém tem poderes especiais que os destacam dos demais. O problema é que a uma mistura das Criaturas Místicas com os monstros: medusas, Minotauro e basiliscos etc. Sem falar que já li que já disseram que os Livro de Criaturas está virando o Livro dos Animais Anxious
    A ideia dos Horrores que dei antes, foi mal interpretada, porém, sim, ela era horrível. O que acho que ninguém percebeu é que eu não estava tentado fazer os grifos e semelhantes deixarem de ser Criaturas Místicas, é sim fazer os outros virarem monstros. Uma das definições de Criatura é:
    Citação:
    pessoa ou coisa, resultante de uma criação.

    Ou seja Criatura Mística seria um ser feito por magia, mas o que não é feito por magia em Tagmar? Foi por esse motivo que o outro "axioma" dos animais é que só eles podem ser controlados pelos Rastreadores, o que não é uma verdade absoluta.
    A classificação atual tem falhas, mas eu já estou ficando sem ideias. Uma coisa que em nenhum momento sugeri, mas que já tinha pensado bem antes era de acabar com as criaturas místicas e dividi-las entre Animais Místicos e Monstros. Nesta versão de animais místicos englobaria até os racionais como as águias gigantes. Nunca sugeri por temer ser radical demais, porém estou dizendo agora. Eu posso organizar as criaturas desta forma sem o menor problema, poderia até ser colocado na votação como mais uma opção e pra ser sincero não vejo tantos motivos para a criação dos Animais Exóticos, o que um Rastreador pode fazer ou não pode muito bem ficar a cargo do mestre.

    Bem, espero ter sido claro, estava tentado evitar o uso de termos técnicos demais kkkk.
    #87 Azurius Enviado : 06/04/17 00:22
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    #88 Fábio_CM Enviado : 06/04/17 09:23
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Sem falar que já li que já disseram que os Livro de Criaturas está virando o Livro dos Animais Anxious

    Com a última edição, 33% do livro de criaturas será formado pelos animais. Eu acho demais e não tenho certeza se é o melhor caminho.

    elton10pkn escreveu:
    Uma coisa que em nenhum momento sugeri, mas que já tinha pensado bem antes era de acabar com as criaturas místicas e dividi-las entre Animais Místicos e Monstros. Nesta versão de animais místicos englobaria até os racionais como as águias gigantes. Nunca sugeri por temer ser radical demais, porém estou dizendo agora.

    O termo animais só está gerando confusão porque ele tem efeito direto na profissão rastreador. Não fosse isso não faria diferença se chamássemos eles de criaturas ou não. Logo, criar um grupo de animais repleto de exemplares que não pode ser afetado pelas magias da profissão não vai ajudar.

    elton10pkn escreveu:
    Eu posso organizar as criaturas desta forma sem o menor problema, poderia até ser colocado na votação como mais uma opção e pra ser sincero não vejo tantos motivos para a criação dos Animais Exóticos, o que um Rastreador pode fazer ou não pode muito bem ficar a cargo do mestre.

    Concordo que também não há muitos motivos para a criação do grupo de animais exóticos. Seria um grupo confuso e com brechas para colocar criaturas esquisitas no futuro. O termo criaturas místicas é muito mais sincero para descrever essas criaturas do que o termo animais exóticos ou místicos.

    Prefiro que você mantenha os grupos de animais que já temos. Dividir as criaturas místicas em monstros e alguma outra classificação é mais didático para auxiliar os mestres a decidirem se podem ou não abrir uma exceção em suas campanhas para um pedido dos jogadores. Os monstros claramente serão hostis, mas a outra classificação pode permitir discussões.
    #89 Azurius Enviado : 06/04/17 16:06
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    Citação:
    Porque eu defendo animais místicos?
    Simples, todas as outras profissões evocam criaturas que fazem magias. Só o rastreador que não. Só acho sacanagem isso.
    Mas, você sabe o que está fazendo.


    Citação:
    Sugestões pra Criar Animais Místicos de forma balanceada.

    Use animais que se encaixem no poder dos outros seres evocáveis pelas outras profissões. Tudo que não se encaixar nisso, revisem e levem pra outro plano e transformem em Criaturas Místicas. Simples, prático e objetivo.


    Citação:
    Animais Exóticos. maneiro o grupo, encaixa exatamente onde o Fábio quer, animais que não fazem magia, como pegasus, grifos e afins.


    É isso galera, se nada der certo, eu apoiei os animais Exóticos. E não acho um problema o livro ter animais. Acho um problema o livro ter Pombos correios e outras criaturinhas fofinhas.

    Flw
    #90 Rywv Enviado : 06/04/17 16:07
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:

    já percebi que ele gosta da Feras das Sombras kkk.

    Por se lobo a gente ja nutre um certo carinho pelo bicho ne.kkkkkkk


    elton10pkn escreveu:
    Editei o texto, agora com os animais exóticos. Em relação aos questionamentos do Rywv e do Azurius, bem, sei que a forma atual não agrada todo mundo, o Azurius quer dar companheiros animais mais fortes aos Rastreadores, o Rywv, já percebi que ele gosta da Feras das Sombras kkk. O quero dizer é, como já disse várias vezes, há uma linha muito tênue entre natural e "parece natural" num mundo onde a magia existe. O que estou tentando fazer é determinar um padrão, algo fixo, em ciências exatas seria um axioma, uma premissa que não precisa ser a verdade absoluta, mas que tem que ser aceita como tal para que possamos demonstrar algo a partir dela. Não vai agradar todo mundo, porém é necessário.
    Os Grifos que, por exemplo, em nosso mundo mesmo que os cientistas conseguissem misturar uma águia e um leão seria provavelmente impossível dele alçar voo, seja pelo peso, falta de aerodinâmica ou a envergadura da asa. Estamos considerando isso? Prefiro considerar que não. Em Tagmar o grifo voa, porque o grifo voa; dá mesma forma que lá a magia existe e ninguém nega isso.
    O "axioma" dos animais seria que eles fazem parte da natureza, estão integrados a ela ou seja possuem um nicho ecológico. Em termo ingame eles seriam os filhos de Maira ou Ganis, até os adotivos. Mesmo com todo o meu esforço ainda há falhas como o Corcel de Fogo, que basicamente são animais, porém tem poderes especiais que os destacam dos demais. O problema é que a uma mistura das Criaturas Místicas com os monstros: medusas, Minotauro e basiliscos etc. Sem falar que já li que já disseram que os Livro de Criaturas está virando o Livro dos Animais Anxious
    A ideia dos Horrores que dei antes, foi mal interpretada, porém, sim, ela era horrível. O que acho que ninguém percebeu é que eu não estava tentado fazer os grifos e semelhantes deixarem de ser Criaturas Místicas, é sim fazer os outros virarem monstros. Uma das definições de Criatura é:
    Citação:
    pessoa ou coisa, resultante de uma criação.

    Ou seja Criatura Mística seria um ser feito por magia, mas o que não é feito por magia em Tagmar? Foi por esse motivo que o outro "axioma" dos animais é que só eles podem ser controlados pelos Rastreadores, o que não é uma verdade absoluta.
    A classificação atual tem falhas, mas eu já estou ficando sem ideias. Uma coisa que em nenhum momento sugeri, mas que já tinha pensado bem antes era de acabar com as criaturas místicas e dividi-las entre Animais Místicos e Monstros. Nesta versão de animais místicos englobaria até os racionais como as águias gigantes. Nunca sugeri por temer ser radical demais, porém estou dizendo agora. Eu posso organizar as criaturas desta forma sem o menor problema, poderia até ser colocado na votação como mais uma opção e pra ser sincero não vejo tantos motivos para a criação dos Animais Exóticos, o que um Rastreador pode fazer ou não pode muito bem ficar a cargo do mestre.


    Dividir criaturas misticas em animais misticos e monstros seria meio complicado e provavelmente não seria a melhor forma de resolver esse problema, mas o grupo de criaturas misticas deveria sim ter um divisão, pq o grupo parece mas um "lixão", tudo que não tem classificação exata vai pra la.=s

    Acho que estamos errando em uma parte mto importante, que é tentar dar poder ao animais exoticos, e parte da culpa é minha por ter sido eu a pedir o grupo e não ter deixado bem claro o pq.

    A questão é a seguinte, o grupo de animais selvagens tem um certo estereótipo de que esse grupo só pode ser formado por animais que realmente existem no nosso mundo e os poucos animais que quebravam essa linha de raciocínio foram movidos para o grupo de animais sombrios, fazendo assim com que a criação de animais "exoticos" se torne um pouco dificil e fardados a se tornarem criaturas misticas. O que eu queria com a criação do grupo de animais misticos/exoticos é tornar possivel a criação de animais quimeras/hibridos de outros animais que não possuem magia ou mesmo habilidades especiais que se assemelham a magia.
    Exemplos que ja temos em tagmar são grifos, hipogrifos e pegasus.

    A ideia não é criar um grupo aonde as pessoas possam criar animais que vão "usar magia" e sim criar um grupo aonde esses animais que não se enquadrado em animais selvagens possam ainda existir como animais e não como criaturas misticas. Se vcs me falaram que é possivel criar um lêmure-morcego, cão-urso-polar, Urso-coruja e etc no grupo de animais selvagens então realmente não é necessario a criação de um novo grupo.

    Volto a falar, a ideia por tras do grupo de animais exoticos não é pra criar animais que "usam magia".
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #91 zetagmar Enviado : 06/04/17 16:40
    Jogador: zetagmar
    EF:
    EH:
    Karma:
    Não estamos complicando muito não????

    Qual é a definição de criatura mistica?
    Resposta - Todo ser biológico ou não, dotado ou não de inteligência que foi criado, transformado ou conjurado através da magia.

    O que difere uma criatura infernal de uma criatura mistica?
    Resposta - A única diferença é de onde a criatura foi originada. Criaturas infernais são criaturas misticas porque foram invocadas através do uso da magia.

    Uma criatura infernal é uma criatura mistica, mas nem toda criatura mistica é uma criatura infernal.

    Qual a diferença entre uma criatura selvagem e uma criatura domestica?
    Resposta - Uma criatura domestica é uma criatura que foi criado e/ou está sob controle de uma raça inteligente, sendo este mistico ou natural de tagmar.
    Uma criatura selvagem é toda criatura que teve ou não contato com uma raça inteligente, mistica ou não, e que não se encontra sob seu controle.


    Atualmente o livro de criaturas aumentou, pois a própria ambientação também aumentou.
    Acredito que a criação de algumas criaturas tem sido complicada devido a falta de um padrão, uma regra básica que venha a reger o processo e desta forma acaba sendo criado um caos em todo o processo.
    Exemplo: Lobo - seria dado a característica da criatura. Se ela for domestica ou selvagem não importa isso não influência em nada a criatura em si, vai influência na história.
    Agora se for um lobo que foi alterado pela magia sombria, as características mudaria e deveria ser criado um regra que simplesmente leve a modificação, características "de comportamento" poderiam ser explicados em textos específicos.
    Um lobo zumbi seria a mesma coisa. Uma regra para gerar a criação deste ser, assim como um texto para determinar "comportamento" se houver necessidade.

    A divisão em Criaturas Divinas, Infernais, Sombrias ou de Dartel é simplesmente para separar o que consideramos por região ou se preferir localidade. Se bem que algumas das criaturas de Dartel, para mim deveriam ser chamadas de raças de Dartel.
    #92 Fábio_CM Enviado : 06/04/17 16:54
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    zetagmar escreveu:
    Agora se for um lobo que foi alterado pela magia sombria, as características mudaria e deveria ser criado um regra que simplesmente leve a modificação, características "de comportamento" poderiam ser explicados em textos específicos.
    Um lobo zumbi seria a mesma coisa. Uma regra para gerar a criação deste ser, assim como um texto para determinar "comportamento" se houver necessidade.

    Olá! Dê uma olhada nesta tarefa que deve estar trabalhando em algo parecido com o que você está falando.

    Ela está em desenvolvimento.
    #93 zetagmar Enviado : 06/04/17 18:16
    Jogador: zetagmar
    EF:
    EH:
    Karma:
    Fabio, valeu.
    #94 elton10pkn Enviado : 06/04/17 18:27
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Uau quanta coisa escrita, vamos lá responder.
    zetagmar escreveu:
    Qual é a definição de criatura mistica?
    Resposta - Todo ser biológico ou não, dotado ou não de inteligência que foi criado, transformado ou conjurado através da magia
    [...]
    Uma criatura infernal é uma criatura mistica, mas nem toda criatura mistica é uma criatura infernal.

    Elton escreveu:
    Ou seja Criatura Mística seria um ser feito por magia, mas o que não é feito por magia em Tagmar?

    Rywv escreveu:
    o grupo de criaturas misticas deveria sim ter um divisão, pq o grupo parece mas um "lixão", tudo que não tem classificação exata vai pra la.

    Acho que estes trechos resumem bem tudo o que está ocorrendo. Em especial o trecho do zetagmar, quase todas as criaturas são Misticas, porque a maioria delas tem alguma relação com a magia.
    Fábio_CM escreveu:
    O termo criaturas místicas é muito mais sincero para descrever essas criaturas do que o termo animais exóticos ou místicos.

    Isso é verdade, criatura é algo que foi criado, e místico porque faz referencia a magia. Se nós formos dividir as criaturas místicas em cada uma das suas características vai ter diversos novos grupos, e não vejo necessidade nisso.
    Rywv escreveu:
    A ideia não é criar um grupo aonde as pessoas possam criar animais que vão "usar magia" e sim criar um grupo aonde esses animais que não se enquadrado em animais selvagens possam ainda existir como animais e não como criaturas misticas.

    Não vejo o porquê de não ser colocado nos animais selvagens, se for natural e não tiver sido criado por magia.

    Mesmo com tudo o que eu disse eu criei o grupo Monstros, vejam o acham.
    #95 Fábio_CM Enviado : 06/04/17 20:11
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Ficou bom!
    #96 Rywv Enviado : 07/04/17 17:49
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    Pw, então da pra por o pegasus como animal selvagem.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    #97 elton10pkn Enviado : 07/04/17 23:55
    Jogador: elton10pkn
    EF:
    EH:
    Karma:
    Rywv escreveu:
    Pw, então da pra por o pegasus como animal selvagem.

    Pior que isso é verdade, embora eu ache estranho. Historicamente falando Pégasus sempre foram seres mágicos, na maioria das historias (e RPGs), mas em Tagmar eles foram "banalizados".
    Citação:
    Pégasus são simplesmente criaturas do porte de cavalos de guerra pesados providos de potentes asas. Seu comportamento é bem similar ao de cavalos comuns;

    Eles têm uma aura tão mágica que me dá pena achar que devo move-los kkk, a não ser que eles sofram uma revisão que mistifique eles.
    #98 Azurius Enviado : 08/04/17 02:01
    Jogador: Azurius
    EF:
    EH:
    Karma:
    hipogrifo e grifo vai entrar nesse equema tbm? ai eu dou valor rs
    #99 Fábio_CM Enviado : 10/04/17 13:20
    Jogador: Fábio_CM
    EF:
    EH:
    Karma:
    Eu acredito que esta divisão esteja boa. Com a separação de criaturas místicas e monstros os mestres podem ficar muito mais a vontade para dar acesso às criaturas místicas aos rastreadores, se assim desejarem.

    Amanhã iniciamos a votação da primeira etapa.
    #100 Rywv Enviado : 11/04/17 23:15
    Jogador: Rywv
    EF:
    EH:
    Karma:
    elton10pkn escreveu:
    Pior que isso é verdade, embora eu ache estranho. Historicamente falando Pégasus sempre foram seres mágicos, na maioria das historias (e RPGs), mas em Tagmar eles foram "banalizados".
    Citação:
    Pégasus são simplesmente criaturas do porte de cavalos de guerra pesados providos de potentes asas. Seu comportamento é bem similar ao de cavalos comuns;

    Eles têm uma aura tão mágica que me dá pena achar que devo move-los kkk, a não ser que eles sofram uma revisão que mistifique eles.

    Se não tiver um representante desse tipo de criatura "anormal" no grupo selvagem vai se quase que impossivel adicionar no futuro, e por conta disso que pedi a criação de um grupo pra essas animais exoticos. Bom, acho que é melhor mesmo criar o grupo, e pra evitar que surjam animais mto poderosos seria bom colocar um trava, minha sugestão é colocar essa trava no texto.
    Ex.:
    Este grupo é formado por animais que aparentam ser hibridos de dois ou mais animais, sendo sua origem natural ou magica. Apesar de sua aparência exotica esses animais não possuem magia ou qualquer habilidade que se assemelhe a magia. Esses animais são completamente irracionais e totalmente adaptados ao ambiente natural.

    - - - - -
    Um outra coisa que reparei é que algumas monstros deveria ta em Raças Selvagens.
    A morte é uma amante paciente e indispensável, pois ñ importa o que aconteça ela terá sua vez e não tem pressa quanto a isso, mas quando o momento chega ela lhe acolhe em seus braços de tal forma que vc nunca será capaz de deixá-la.
    Gar,"O Louco"
    Usuários visualizando este tópico
    Guest (4)
    2 Páginas 12>

    LGPD (Lei Geral de Proteção a Dados): o site do Tagmar usa a tecnologia de cookies para seu sistema interno de login e para gerar estatísticas de acesso. O Tagmar respeita a privacidade de cada um e nenhuma informação pessoal é armazenada nos cookies. Ao continuar a navegar pelo site você estará concordando com o uso de cookies.