Histórico Voltar para Lista
.

Vermes do Gelo são monstruosas criaturas que vagam furtivamente através das planícies congeladas do sul de Tagmar, sobrepujando e devorando tudo que encontram pela frente.  

Seu corpo forte e sinuoso é todo revestido por grandes anéis retorcidos que modelam uma resistente carapaça cor de marfim, provendo a criatura com uma magnífica proteção contra ataques e um eficaz isolante térmico. No topo da sua larga cabeça achatada existem dois agitados olhos azuis que observam tudo ao seu redor. Três fileiras de dentes perfilados guardam uma enorme boca salivante ávida por carne quente.   

Essas criaturas passam a maior parte de suas vidas caçando e cavando túneis subterrâneos. Desviam-se apenas da rocha pura existente nas camadas mais profundas do subsolo gelado. Seus buracos são geralmente muito extensos, permitindo inclusive a passagem de seres humanoides.

Geralmente evitam as águas gélidas que correm debaixo da crosta glacial. No entanto, são capazes de nadar com certa destreza, podendo inclusive segurar o seu fôlego por horas seguidas enquanto submersos.  

Sua dieta é bastante diversificada. Caçam desde pequenos animais até mamutes inteiros. Um dos alvos prediletos desses Vermes é o Mamulaque (caravana com centenas de alces que migram pelos vales e planícies da região das Geleiras). Por essa razão, são muito odiados pelos rúbeos, que acreditam que esses alces sejam sagrados. Ingerem ainda grande quantidade de gelo e água, de onde filtram pequenos organismos vivos e alguns minerais.   

Vermes do Gelo são predadores astutos e cruéis. Com seus sentidos aguçados podem localizar suas vítimas com muita facilidade, antes mesmo que elas percebam a sua existência. Conseguem farejar sangue fresco a quilômetros de distância.

Caçam a qualquer hora do dia, e geralmente em pequenos grupos formados por dois ou três indivíduos adultos. Durante a caçada, movem-se silenciosamente através das neves rodeando e cercando suas presas. Escolhido o alvo, lançam-se ferozmente serpenteando as neves até alcançá-lo. Em seguida, emergem simultaneamente do gelo sobre o seu alvo em um poderoso ataque grupal iniciado por suas devastadoras mordidas. Com sucessivas investidas tentam a todo custo abocanhar a sua vítima e finalizar rapidamente o embate.

Costumam agarrar seu adversário com os seus poderosos corpos alongados. Trata-se de uma outra investida peculiar da criatura onde ela busca prender e arrastar sua presa para dentro do seu covil. Para tanto, o Verme tem que obter um ataque (tipo agarrar) que acerte a EF ou 100% na EH. A vítima pode fazer um teste na habilidade Escapar (médio), para tentar se livrar do agarramento. Em seu túnel, o Verme atacará seu oponente com sucessivas mordidas até abatê-lo. Presa pela criatura, a vítima terá um ajuste de -5 em qualquer rolamento que realizar.

Se o combate se prolongar demais, a criatura utilizará a sua arma mais letal: o seu terrível hálito ácido (1 vez a cada 4 minutos ou 16 rodadas). Trata-se de um sopro gelado contendo diversas substâncias corrosivas presentes em sua saliva, que queimam e corroem tudo que encontram pela frente.

Vermes do Gelo se comunicam por meio da emissão de um estranho som que causa um grande pavor em quem o ouça. Povos da região contam que esse grito de horror da criatura é capaz de afetar profundamente a coragem de qualquer viajante (Possui efeitos semelhantes à magia medo 9). Também se correspondem por meio de vibrações captadas das neves e odores trazidos pelas nevascas.

Esses monstros são totalmente imunes ao frio e a qualquer efeito decorrente dele. No entanto, não suportam o calor ou climas mais quentes, sendo vulneráveis ao fogo. Caso o verme seja atacado com fogo ou com algo demasiadamente quente, haverá um acréscimo de 25% no total do dano causado.

Por fim, a carne dos Vermes do Gelo é uma deliciosa iguaria muito apreciada pelos povos vermelhos da região, que inclusive possuem uma técnica rudimentar única de preparo e conservação do alimento. Cada peça de carne dessas criaturas vale cerca de 10 m.p. nos principais centros comerciais do mundo conhecido. Sendo também um excelente produto de troca para os nativos da região.

Tipo de Criatura

Animais Gigantes

Organização e Habitat

Grupo Pequeno / Geleiras

Habilidades / Técnicas de Combate

Natação(7), Seguir Trilhas(12), Usar os Sentidos(10) / Ataque Oportuno(15), Prender(médio)

Peso/Altura/Comprimento

1700 Kg / 1,5 m / 15 m

Atributos

INT(1), AUR(0), CAR(-2), FOR(4), FIS(2), AGI(3), PER(3)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Verme do Gelo 1284108P3Agarrar151282822161014121220
Hálito Ácido1212122015105
Mordida16151432251811