Histórico Voltar para Lista
.

“Cuidado onde pisa. Não se sabe o que se arrasta embaixo dos nossos pés...”

- Aviso do Povo do Deserto.

Estas criaturas gigantescas são similares aos seus parentes menores, porém possuem 2 metros de altura e 8 metros de comprimento, normalmente. De coloração marrom na parte superior de seu corpo, essas criaturas são extremamente perigosas. Animais carnívoros, essas centopeias se alimentam de qualquer coisa que se depara em seus territórios e que conseguem engolir. Isso inclui desavisados aventureiros que invadam seus domínios.

Em batalha, esses seres esperam o melhor momento para atacar seus adversários, normalmente pegando-os de surpresa. Como vivem em desertos e possuem a capacidade de escavar, o primeiro ataque destas criaturas é uma poderosa mordida que pega seus adversários por baixo quando estão desprevenidos, tendo direito ao Ataque de Surpresa. Como sua boca é cheia de dentes pontiagudos, suas vítimas são dilaceradas em segundos. Para realizar esse ataque, seus adversários precisam não notar sua presença. Para saber se alguma dessas criaturas está por perto, é necessário um teste de Escutar (Difícil), bem sucedido, para a criatura não ter direito ao Ataque de Surpresa.

Além de sua boca cheia de dentes, essa criatura possui duas enormes presas de 1,5 metros cada uma, que brotam ao lado de sua boca, uma de cada lado, e as usa para atacar seus adversários. No final de seu corpo alongado, possuem uma cauda que possui as mesmas presas que tem ao lado da boca, e as usa da mesma forma para atacar quem estiver na sua retaguarda.

Essas criaturas também podem disparar uma saliva grudenta que sai do fundo de sua boca, que pode ser usada uma vez por minuto(4 rodadas). Essa saliva atinge quem estiver na sua frente numa distância de 4 metros. Se por eventualidade atingir 100% na EH ou na EF do inimigo, esta saliva se mostra extremamente grudenta e difícil de retirar, dificultando os movimentos das pessoas. Os acertados recebem uma penalidade de -4 para combate nas próximas 10 rodadas. Se na EF do inimigo o acerto do ataque for em 100%, este fica totalmente envolto pela saliva e não conseguirá se mexer nas próximas 10 rodadas. Crítico dessa saliva também envolve as vítimas. Para se livrar é necessário um teste de Força (Muito Difícil) ou um teste de Escapar (Difícil), para poder romper a casca que a saliva forma em volta da vítima. Mesmo assim, a penalidade continua sobre o alvo. Caso esteja preso, a vítima não poderá usar sua EH, e só terá a defesa passiva como defesa.

Caso alguém tente ajudar um amigo preso pela saliva, este demorará 4 rodadas se usar alguma arma Corte Leve, 2 rodadas se usar uma arma Corte Médio de Espada, Corte Médio de Machado e 3 rodadas se usar alguma arma Corte Pesado, Corte Pesado de Machado. Armas de esmagamento se mostram mais eficaz que as de corte. Para esmagamento leve demora 3 rodadas, para médio demora 1 rodada e 2 rodadas para esmagamento pesado. As demais armas se mostram ineficazes.

Esta criatura só usa sua Mordida quando envolve sua vítima com sua saliva, ou quando pega seus adversários de surpresa por baixo.

Estando em desvantagem, estas criaturas emitem um ruído ensurdecedor, ferindo a audição daquele que o ataca num período de trinta segundos. Ao prejudicar a audição do inimigo, a Centopeia aproveita a oportunidade para fugir de seus adversários.  Estas criaturas só usam esta manobra caso já tenham perdido metade de sua EF. Mesmo usando este ataque/defesa, podem atacar usando suas presas dianteiras e traseiras. O efeito é equivalente a magia Ruído 7.

Não se sabe a diferença entre os machos e as fêmeas dessa raça, já que ambos possuem as mesmas colorações e características. Estes seres normalmente são encontrados em desertos, onde vivem solitários, com exceção ao período fértil das fêmeas. Quando em período fértil, a fêmea desprende um fedor que se alastra por 5 quilômetros de onde esteja que atrai todos os machos que se encontrem na região. Na hipótese de mais de um macho encontrar a fêmea simultaneamente, estes brigam para saber quem terá o direito de acasalar com a fêmea. A fêmea põe por período fértil, de 3 a 5 larvas, que sairão de sua casca depois de 6 meses. As larvas são enterradas bem fundas na areia, onde são envolvidas por uma casca feita pela saliva da fêmea, que é rica em glicose e proteínas. Essa casca alimentará a larva pelo período de 6 meses, já que a mãe não as alimenta. Quando saem da casca, essas centopeias jovens já são totalmente independentes da mãe, já sabendo caçar e se alimentar.

Por instinto, as centopeias jovens se reúnem em pequenos bandos, compostos por no máximo cinco centopeias jovens, onde ficarão juntas até atingirem o tamanho adulto. Mesmo sendo visivelmente mais fracas que uma centopeia adulta, esses jovens são extremamente coordenados e inteligentes em seus ataques. Concentram-se no inimigo mais fraco até matá-lo e não hesitarão em usar manobras defensivas (como se esconder na areia). As centopeias jovens não possuem a capacidade de disparar saliva pegajosa para capturar seus inimigos, porém possuem a capacidade de emitir o mesmo ruído que as adultas, porém que dura apenas 15 segundos e seu efeito é Ruído 3.

Em alguns lugares, a carne dessa centopeia é extremamente apreciada, podendo custar até 1 M.P o quilo quando bem limpa. Vale notar que a centopeia não é constituída totalmente de carne, apenas 40% da massa total.

A carapaça de quitina dessas centopeias é muito utilizável também, pois pode ser utilizada para confeccionar ótimas armaduras. Comerciantes cobram preços muito bons por esse “material”, podendo valer de 8 m.p. até 3 m.o., dependendo da quantidade e da pessoa que compra. Para efeitos de jogo, uma armadura feita por esse material possui defesa M3.

O povo do deserto também utiliza a presa dessa criatura para confecções de arcos, adagas e até pequenos acessórios, pela incrível durabilidade e resistência delas.

Tipo de Criatura

Animais Gigantes

Organização e Habitat

Grupo Pequeno / Deserto

Habilidades / Técnicas de Combate

  • Filhote: Ações Furtivas(9) / Ataque Oportuno(7)
  • Adulta: Ações Furtivas(15) / Ataque Oportuno(12)

Magias e Poderes Especiais

Ruido 3

Peso/Altura/Comprimento

  • Filhote: 880 Kg / 1,3 m / 4 m
  • Adulta: 7000 Kg / 2 m / 8 m
Atributos

  • Filhote: INT(i), AUR(-1), CAR(-1), FOR(2), FIS(1), AGI(2), PER(2)
  • Adulta: INT(i), AUR(0), CAR(-1), FOR(4), FIS(2), AGI(3), PER(3)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Centopéia Gigante Filhote 56040M2Mordida876221712764820 (arrastando) 15 (cavando)
Presa1084141185
Centopéia Gigante Adulta 9169144M3Mordida131211282216101191430 (arrastando) 20 (cavando)
Presa131172419149
Saliva1414140000