Histórico Voltar para Lista
.

Esses animais são insetos carnívoros que habitam as florestas densas e úmidas de Tagmar. Sua aparência é de uma enorme barata de cor preta ou vermelha escuro. Possuem três pares de pernas e duas asas cornificadas. As asas medem cerca de 15 cm cada uma, e por serem extremamente fortes tornam a criatura capaz de voar. No final de seu corpo, um pontiagudo ferrão é visível, medindo aproximadamente 4,5 cm.

Seus ninhos são construídos pelas fêmeas e se localizam sob enormes pedras, repletas de túneis como os de um formigueiro. Há também gigantescos montes de barro e detritos de terra nas proximidades do ninho. Os montes assemelham-se muito aos cupinzeiros, só que são bem maiores e mais fortes. Em cada ninho, costuma viver, no mínimo 60 insetos (dependendo do seu tamanho).

Blatárias possuem uma visão perfeita no escuro e suas antenas funcionam como potentes radares que captam a presença de presas e  predadores.

Sua dieta é composta por qualquer animal (humanos, elfos, anões e pequeninos também fazem parte do seu banquete) que conseguirem capturar. As fêmeas geralmente guardam as tocas e protegem os ovos de um eventual ataque. Enquanto os machos se organizam em grupos (entre 10 e 20 indivíduos) nas cascas das árvores altas, aguardando uma presa em potencial passar por perto, para voarem até ela (isso lhes confere uma surpresa parcial ou completa). Caso a presa seja abatida, as fêmeas, assim como as formigas, começam a trabalhar, construindo sobre a presa um novo monte de barro e detritos.  Perto desses ninhos, pode-se sentir um forte odor característico de material em decomposição.

Seu ferrão possui um poderoso veneno natural (tipo I), mortal para crianças, mas não para adultos, porém muito doloroso, incomodo e eficiente. Caso as Blatárias ataquem com sua ferroada e consigam atingir a EF ou obtenha um 100% na EH, a vítima deve fazer um teste de resistência física contra força de ataque 4 para cada ferroada recebida. Se falhar em algum teste, após uma rodada, o ser abatido começará a sentir fortes náuseas, recebendo um ajuste de -1 ou -2 (multiplicado pelo nº de teste fracassado de cada ataque) em todas as ações (exceto em teste de RF e RM). Depois de mais duas rodadas, começará a perder os sentidos - o mestre pode pedir mais um teste de RF contra força de ataque 2 (para cada ferroada bem-sucedida) – se obtiver sucesso em todas, conseguirá ficar de pé por mais 5 rodadas; se falhar em apenas uma, desmaiará automaticamente por 1 rodada. Caso o mestre não peça a resistência física, a vítima, mesmo assim, desmaiará automaticamente em 1 rodada. Durante o tempo em que ficar desacordada, ela será atingida por uma febre alta e fortes alucinações oníricas. Isso se ainda continuar viva. Todo esse processo causa um dano de 8 pontos na EF, se alguém for bem-sucedido num teste médio de medicina, o dano diminui para 4.

Quando o alvo do ataque acordar, encontrará manchas vermelhas em sua pele e ainda sofrerá com vômito e diarreia durante um dia ou dois. Os problemas intestinais podem ser curados com um teste fácil de medicina. As manchas também somem com o tempo, em média após três ou quatro dias.   

O veneno do ferrão ainda é um mistério para os estudiosos. Há histórias que seu veneno é utilizado por povos que residem próximos aos ninhos das Blatárias. Dizem que o veneno é utilizado para embeber flechas com o objetivo de atordoar os inimigos mais rapidamente ou, caso destilado, servir de alucinógeno.

As Blatárias são seres bem ágeis. Aventureiros (as) descuidados (as) podem acabar com um desses dentro de sua roupa ou armadura, incapazes de evitar as mordidas e ferroadas.

Tipo de Criatura

Animais Gigantes

Organização e Habitat

Grupo Médio ou Grande / Florestas Tropicais

Habilidades / Técnicas de Combate

Ações Furtivas(9), Acrobacias(11), Usar os Sentidos(16) / Ataque Oportuno(3)

Peso/Largura/Comprimento

1 Kg / 8 m / 15 m

Atributos

INT(i), AUR(0), CAR(-2), FOR(0), FIS(-1), AGI(3), PER(2)


NomeEstEFEHDefesaAtaqueLMP100%75%50%25%RFRMMoralVB
Blatária 114L3Ferrão1214986420124 andando e 18 voando
Mordida6544321